E aí, vai assistir o quê? O Físico

Filme retrata como eram diagnosticadas as pessoas com a “doença do lado”, a apendicite.

E aí, vai assistir o quê? O Físico

Filme retrata como eram diagnosticadas as pessoas com a “doença do lado”
 

A dica dessa semana é o filme “O Físico”. Baseado no livro do jornalista Noah Gordon, ele se passa no século XI e conta a emocionante história de Rob Cole, um garoto que perde a mãe muito cedo pela “doença do lado” – a apendicite.

Interpretado por Tom Payne, Rob recebe os cuidados do barbeiro Bader (Stellan Sargard), que vendia bebidas com a promessa de curar enfermidades. Ainda criança, ele se impressiona e quer saber cada vez mais sobre medicina. Dentro dele, há uma curiosidade imensa em entender como funciona o corpo humano e descobrir uma forma para salvar as pessoas da peste.

Mas há um problema: naquela época a medicina não era acessível. Não se sabia quase nada, nem era permitido fazer operações, pois não se podia cortar e abrir as partes do corpo. Sabendo disso, Rob vai a Pérsia estudar com Ihn Sina (Bem Kingsley), considerado o melhor médico do mundo.

Ele tem um hospital, algo atípico para aquele cenário. Rob se submete a esconder o fato de ser cristão para receber os ensinamentos durante a viagem na Ásia – já que apenas judeus e árabes podiam entrar na Pérsia.

Ele aprende como diagnosticar a apendicite, mas não pode exercer seus dotes, pois corria o risco de ser queimado em praça pública. O Xá (Oliver Martinez) adquire a peste e vê em Rob uma chance de sobreviver. Ele oferece ao jovem o seu silêncio, em troca de seus cuidados.

O filme “O Físico” aborda temas da biologia, como a fisiologia. A apendicite, retratada pelo longa, é a inflamação do apêndice – uma pequena bolsa presa ao início do intestino grosso. Para entender mais sobre o sistema digestório, assista a aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *