É meu segundo ano de cursinho. Como eu devo estudar?

É melhor revisar tudo de novo ou focar apenas em detalhes?

É meu segundo ano de cursinho. Como eu devo estudar?

É melhor revisar tudo de novo ou focar apenas em detalhes?

 

Se você estudou durante um ano e não foi selecionado neste vestibular, não encane – na verdade, isso é mais comum do que a gente imagina. Como o conteúdo do ensino médio é bastante extenso e a gente nem sempre tem a maturidade que gostaríamos em relação às provas, às vezes, é preciso de um tempo maior para a preparação para o vestibular. 

Se esse é o segundo ano, você já sai na frente. Com certeza o ano que passou serviu para fortalecer a sua base. Estudar dessa forma é muito mais fácil e produtivo, sabia? 

Mas vamos ao que interessa: se você já tem uma base consolidada e uma noção geral de tudo, agora é hora da super revisão ou de aprofundar bastante em detalhes?! 

Quem decidirá isso é você , o que vamos fazer é te ajudar a pensar na sua melhor alternativa. 
 

A primeira coisa que devemos observar ao montar uma estratégia de estudos é justamente seu resultado nos vestibulares passados. Você, melhor do que ninguém, sabe se você deslizou em tópicos pontuais ou se faltou conhecimento geral de alguma disciplina. 

Analise com calma: pegue as provas e olhe de forma atenta. Se você é muito bom em humanas, mas se sentiu perdido em exatas, já temos um indício de algo mais “geral”. Agora, se você teve um rendimento legal nas matérias, mas errou a maioria das questões que envolviam fórmulas, talvez seu diagnóstico seja mais específico. 

Outra dica importante é dar uma olhada no edital do vestibular e conferir quais são as matérias previstas para essa prova. Pegue três canetas marca-texto para sublinhar, uma verde, outra amarela e uma terceira de outra cor (pode ser rosa por lembrar as cores de um semáforo). 

Assinale de verde todos os tópicos que você considera mais fácil, de amarelo aquele conteúdo que você precisa dar uma revisada e de rosa tudo aquilo que exige um esforço maior. Fazendo isso, você vai conseguir mapear as matérias e ter uma noção real da sua situação.

Agora que você já identificou suas maiores dúvidas, o segundo ponto importante para levar em consideração é descobrir quais são as disciplinas de maior peso no vestibular para a sua carreira específica. 

Se você está prestando para Ciências Econômicas, você precisa dominar muito bem os tópicos de História e Geografia, por exemplo. Porém, se é a carreira de Odontologia que você quer seguir, aí é preciso dominar Biologia. 

Por fim, priorize as matérias e dúvidas – talvez esse seja o momento mais complexo da estratégia. 

Por exemplo, se você vai prestar Medicina, uma dúvida pontual de Biologia pode ser mais prioritária do que um tópico de Português. Claro que os dois conteúdos são importantes e devem ser revisados – neste momento só vamos entender qual será visto primeiro. 
 

Entendeu a pegada? Não existe uma receita mágica, mesmo porque tudo que é personalizado funciona melhor. 

Revisar a matéria sempre é bom porque além de deixar fresco na cabeça, você entende alguns contextos e revê os assuntos de forma linear. Porém, não deixe de se aprofundar, pois um detalhe ou outro pode fazer toda a diferença na sua nota do vestibular. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *