Seguir pelo caminho da educação é a melhor maneira de se desenvolver e crescer profissionalmente, e isso você já deve saber. Porém, após a conclusão do ensino médio, nem todo mundo consegue ter tempo e dinheiro suficientes para ingressar numa boa faculdade

E aí, como faz? 

Uma boa solução é contar com os cursos a distância, modalidade que tem crescido a cada dia e conquistado milhares de estudantes. 

Quer saber como funciona a educação a distância e se ela é a escolha certa para você? Fique com a gente no post de hoje e confira tudo sobre! 

Como funciona o ensino a distância? 

Como o próprio nome já diz, fazer uma graduação a distância significa, é claro, que você não vai precisar estar presente em uma sala de aula física tantas vezes por semana, durante um período de horas. Ou seja, em resumo, a faculdade EAD permite mais flexibilidade, já que o aluno cria a própria rotina de estudos. 

Em geral, as faculdades que oferecem essa modalidade de ensino disponibilizam um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde ficam as videoaulas e todo o material de apoio necessário ao estudante. 

Em alguns casos, as aulas são ao vivo e os alunos precisam estar online assistindo, o que facilita em caso de dúvidas e permite a comunicação em tempo real com o professor. Porém, essas aulas ficam gravadas na plataforma para quem não pôde estar online no horário em que foram lançadas ao vivo, para quem prefere assistir depois ou, mesmo, para quem deseja rever enquanto estuda para as provas. 

Quais são as vantagens de fazer o EAD? 

Como a ensino a distância não é conhecido por todo mundo ainda, há quem tenha receio de escolher a modalidade e se arrepender depois. Para acabar com isso, listamos algumas das vantagens que você tem optando pelo EAD (que também valem para uma pós-graduação a distância, que também já existe): 

Flexibilidade

Como já falamos, a possibilidade de fazer a própria rotina de estudos é o que mais chama a atenção dos alunos que buscam estudar remoto, porque essa necessidade se encaixa em vários perfis – quem precisa estudar e trabalhar ao mesmo tempo, quem tem filhos pequenos e não pode ficar longas jornadas fora de casa ou, mesmo, quem já faz outra graduação e quer ganhar tempo já buscando por outro diploma junto. 

Mensalidades mais acessíveis

Por não depender de estrutura física, as faculdades que oferecem o ensino a distância não possuem grandes gastos (aluguel, energia, segurança, equipamentos etc.), o que facilita para que as mensalidades sejam mais baratas que de um curso presencial. Além disso, você também pode financiar seu curso EAD ou conseguir uma bolsa de estudos, diminuindo ainda mais as parcelas. 

Diploma com o mesmo valor

A maior preocupação dos alunos que cogitam estudar a distância ainda é a qualidade de ensino. Mas, estamos aqui para tranquilizar quanto a isso. Se liga: para que a instituição ofereça o EAD, é preciso passar por uma curadoria do MEC (Ministério da Educação) para que os cursos sejam reconhecidos. Dessa forma, o diploma EAD tem o mesmo valor que o de um curso presencial e valorizado igualmente pelo mercado de trabalho. 

Novas habilidades digitais

Particularmente, essa é uma vantagem que a gente achou massa e resolveu colocar na lista. E tem motivo de sobra para isso: uma vez que os seus estudos serão sempre online, aprender a lidar com a plataforma não será o único aprendizado novo – vai ser preciso desenvolver a habilidade de se comunicar com professores e colegas pelos meios digitais (para tirar dúvidas, fazer trabalhos e estudar em grupo) e, além disso, criar uma relação de confiança entre vocês. Quem disse que é preciso estar perto fisicamente para isso acontecer? 😊 

Como funcionam as aulas?

As disciplinas são ministradas por videoaulas que ficam gravadas na plataforma online. Além disso, o professor também pode anexar material de suporte, artigos, atividades e o que mais achar necessário – isso vai depender do curso e da faculdade. 

As avaliações, geralmente, são realizadas nos polos presenciais da instituição de ensino. Basicamente, um polo é a sua ponte com a universidade e, tudo o que você precisar tratar pessoalmente, é só ir até o mais próximo de você. Nele, também é onde as provas são aplicadas ao final de cada disciplina, garantindo a validade da avaliação e evitando qualquer tipo de fraude. Dica de ouro: não deixe para descobrir o polo mais próximo bem perto do dia da avaliação, já busque por isso antes e evite contratempos. 

É bom reforçar que a quantidade de ida aos polos vai depender da graduação e da instituição de ensino escolhidas. Além disso, há também a modalidade de faculdade semipresencial, que requer um pouco mais de tempo no polo presencial da instituição (com algumas aulas ministradas presencialmente). 

estudo a distância

Como ingressar no curso a distância? 

Diferente de um curso presencial, o da modalidade EAD é mais flexível quanto aos vestibulares. O primeiro, como você já deve saber, ocorre uma vez por ano (às vezes duas, quando há o vestibular de inverno, nos meses de junho e julho), porque as disciplinas são semestrais. 

Isso não ocorre no ensino a distância. Como é você quem vai decidir quando e onde estudar e o curso se dá por meio de módulos, é possível iniciar a faculdade online a qualquer momento do ano (claro, isso também vai depender da instituição de ensino escolhida, cada uma apresenta as próprias particularidades). 

De todo modo, para começar uma faculdade a distância, você pode optar por algumas formas de ingresso, como: 

  • Vestibular agendado: diferente do tradicional, aqui é o aluno que marca quando realizar a prova, optando por uma data e um horário que seja mais confortável. Geralmente, a avaliação contém questões de múltipla escolha mais uma redação ou apenas a redação, depende da faculdade; 
  • Enem: a grande maioria dos cursos EAD permitem o ingresso por meio da nota do Enem, sabia? Ou seja, se você realizou o exame do ensino médio, essa é uma ótima oportunidade de usá-lo para começar os estudos agora mesmo. 

Quem pode fazer um curso EAD? Ué, todo mundo (ou quase todo mundo). Basta que o aluno tenha concluído o ensino médio e tenha bastante vontade de estudar! 😊 

Até porque, pode parecer mais fácil, mas fazer uma faculdade a distância requer um pouco mais de dedicação, organização, rotina e atenção. Por outro lado, você vai ter a liberdade de estudar quando quiser, sem a distração que uma sala de aula física pode causar e tendo a possibilidade de assistir às aulas novamente caso necessário (no presencial, não tem como “pausar” o professor, né?) 

Se optar pelo EAD, cursos é que não faltam! Bom, se você chegou até aqui, com certeza viu que motivos é que não faltam para começar os estudos a distância. Para ajudar ainda mais, buscamos os 10 cursos mais procurados nessa modalidade. Olha só: 

  • Pedagogia 
  • Administração 
  • Serviço Social 
  • Gestão em Recursos Humanos 
  • Ciências Contábeis 
  • Empreendedorismo 
  • Administração Pública 
  • Gestão Logística 
  • História 
  • Gestão Ambiental 

Existe pós-graduação EAD? Não só existem várias instituições de ensino que oferecem a pós-graduação a distância, como a variedade dos cursos e a qualidade são enormes. Fazer a pós EAD é uma ótima oportunidade para quem fez um curso presencial na graduação, quer seguir estudando, mas não possui tempo suficiente para isso. 

E tem mais: algumas graduações ainda não permitem o ensino a distância, ou seja, ainda não são liberadas pelo MEC, como é o caso do curso de Direito. Porém, a pós-graduação em Direito EAD já é autorizada e possui diversas opções em grandes faculdades, englobando tanto a modalidade stricto sensu (mestrado e doutorado) como lato sensu (especialização e MBA). 

Bora estudar? Tá sem tempo ou sem dinheiro para investir em uma graduação presencial? Isso não é motivo para deixar de estudar, como vimos acima. O ensino a distância é uma boa pedida para quem precisa de mais flexibilidade e, com certeza, vai te ajudar muito a ganhar ainda mais conhecimento e crescer no mercado de trabalho. 

Esperamos que o artigo de hoje tenha sido bastante útil, nos vemos logo! 😊 

Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...