Com que frequência devo revisar meus conteúdos?

Descubra qual modelo de revisão se encaixa melhor com o dia a dia dos seus estudos   Foto: Reprodução do blog O Antes de Amanhã As revisões são muito importantes para os estudantes, pois elas ajudam a fixar os conteúdos de uma vez por todas. Isso porque a memorização geralmente…

Com que frequência devo revisar meus conteúdos?

Descubra qual modelo de revisão se encaixa melhor com o dia a dia dos seus estudos  


Foto: Reprodução do blog O Antes de Amanhã

As revisões são muito importantes para os estudantes, pois elas ajudam a fixar os conteúdos de uma vez por todas. Isso porque a memorização geralmente acontece de forma gradual e por meio de algumas repetições.

Para você descobrir em que frequência deve revisar suas matérias, a primeira coisa que você deve levar em consideração é a forma que estuda. – Como assim?

É muito simples. Tudo vai depender se você tem um ano ou um mês para fazer sua prova. Se você tem muito tempo para estudar, sua rotina será estruturada de uma forma. Agora, se a sua prova está chegando, terá que fazer algumas adaptações para conseguir passar por todo o material.

É importante que o estudante tenha consciência que a revisão deve ser feita com uma certa periodicidade. Isso vai ajudar tanto na organização do estudo, quanto na retenção das informações. Confira os modelos abaixo e veja qual se encaixa melhor no seu dia a dia:

A cada dia de estudo
Esse modelo é ideal para as pessoas que preferem separar as últimas horas de estudo do dia para revisar tudo o que foi visto. As pessoas que se distraem facilmente gostam muito desse formato, pois sempre captam uma ideia que foi perdida no meio do caminho.

Ao final de cada matéria
Têm alunos que preferem esperar a conclusão de cada matéria para revisar o conteúdo inteiro e entender seu começo, meio e fim.

A cada semana
Revisar o conteúdo a cada semana pode ser uma boa para os alunos que gostam de fazer links entre as matérias para assimilar o módulo assistido. Por exemplo, além de revisar os conteúdos, o estudante já consegue pensar na relação entre os temas e as possíveis formas que as matérias serão abordadas nos vestibulares.

A cada mês
Essa opção é para quem gosta de dar um tempo para a mente refrescar e testar se realmente memorizou o conteúdo somente depois de um tempo. Esse tipo de revisão funciona melhor para os alunos que estão revisando da segunda vez em diante.

 

Foto: reprodução blog O Antes de Amanhã
Foto: Reprodução do blog O Antes de Amanhã

 

Devo me aprofundar na revisão?

Se você tem tempo: com certeza. Se seu vestibular é nessa semana, dê uma lida em todo o conteúdo e evite nervosismos.
 

Observações importantes:

Não se esqueçam que revisar um conteúdo não significa estudar novamente. A revisão deve ser uma retomada nas partes mais importantes para garantir que todos os detalhes foram guardados. Lembrem-se também que ela deve otimizar seu tempo e não complicar seus estudos.

Uma dica legal é separar a revisão por matérias, para conseguir se organizar. Assim que se planejar, faça uma lista com todos os tópicos mais importantes e confira todos os assuntos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *