Entenda a importância de estudar por provas anteriores dos vestibulares

Entenda a importância de estudar por provas anteriores dos vestibulares

Provavelmente, você já ouviu milhares de dicas para se dar bem nas provas e, com isso, entrar na faculdade, certo? Entre tantas formas para absorver o conteúdo e melhorar sua capacidade de resolução de exercícios, refazer as provas anteriores vestibular ainda é uma das estratégias mais antigas e eficientes para se acostumar com o estilo de questões e o formato que a banca cobra cada tópico.

Ainda que exista alguma mudança na composição das avaliações do vestibular ou até mesmo da estrutura da prova, existem muitas semelhanças que se mantêm ao longo do tempo. Temáticas favoritas, abordagens que estão sempre presentes e questões tradicionais, por exemplo, podem ser observadas.

Se você quer saber como aproveitar ao máximo as edições anteriores do vestibular, continue a leitura e veja nossas dicas!

Quais são as diferenças entre os vestibulares tradicionais e o Enem?

A principal diferença entre essas duas provas se refere ao propósito para a qual foram criadas. Enquanto os vestibulares tradicionais funcionam como um caminho natural para o ensino superior, o Enem foi criado para avaliar o conhecimento dos estudantes de ensino médio.

Outra diferença é que o vestibular normalmente oferece oportunidade de ingresso para uma única instituição, enquanto o Enem pode ser utilizado para entrar na graduação em diversos estados brasileiros e em organizações públicas ou privadas.

O formato da prova também pode variar consideravelmente. Enquanto o Enem ocorre anualmente, muitas universidades permitem a possibilidade de ingresso via provas semestrais ou até mesmo por processos seletivos ao longo de todo o ensino médio.

Por que estudar por provas anteriores dos vestibulares tradicionais?

estudar provas anteriores

Utilizar provas anteriores para estudar para avaliações tradicionais dos vestibulares é uma ótima maneira de se preparar e conseguir uma boa performance. Se quer saber quais são os motivos para recorrer a esse tipo de metodologia, continue a leitura e confira.

Entenda como a matéria é cobrada

Ao optar por estudar por provas anteriores, você tem acesso à forma como elas são cobradas. Normalmente, os editais e os conteúdos das edições anteriores são praticamente idênticas.

Porém, vale avaliar o edital e comparar os assuntos. Caso tenha temas novos nele, você pode incorporar em seu cotidiano de estudos. De toda forma, optar por esse recurso é uma ótima maneira de se preparar. Para isso, faça e refaça diversas provas e procure efetuar a correção com cuidado.

Faça exercícios na prática

Fazer exercícios cobrados nas provas anteriores é uma boa maneira de ganhar agilidade e praticar sua habilidade de resolução. Para ter mais efetividade, vale simular o ambiente da avaliação. Por exemplo, você pode marcar o tempo de prova e estudar em um local tranquilo.

Dessa forma, consegue-se otimizar o desempenho, treinar sua mente e diminuir a ansiedade para a prova oficial. Ao dominar as técnicas para responder às provas, você está um passo mais perto da aprovação.

Descubra em que você tem dificuldade

Entender quais são as suas lacunas de aprendizado é muito importante para estudar mais sobre tais conteúdos e diminuir as dificuldades a fim de alcançar melhores resultados nos vestibulares tradicionais.

Uma boa forma de identificar em quais temas sua performance está aquém do desejado é por meio das provas anteriores. Ao resolvê-las você tem uma boa ideia do que deve ser estudado com mais afinco.

Vale anotar as questões que você sente maior dificuldade e, desse modo, mesmo que tenha um bom índice de acerto no simulado, pode-se relembrar os assuntos na intenção de ter tudo na ponta da língua para a hora da prova oficial.

Mensure seu desempenho

Ao realizar as provas anteriores dos vestibulares tradicionais e conferir seu desempenho, você consegue ter uma boa ideia de como está-se saindo, apesar das diferentes questões que as avaliações podem apresentar.

Para isso, vale ter uma boa preparação anterior para que, quando for efetuar os simulados, já apresente uma base razoável. Além do mais, com o passar do tempo e a identificação das matérias que precisam ser mais estudadasseu desempenho melhora e a motivação aumenta. Como são apenas testes, não se preocupe se inicialmente não estiver tendo a nota desejada.

Melhore antes da prova oficial

O importante nessa etapa é que você comece a se acostumar com o estilo das provas, identifique as lacunas de conhecimento, tenha tempo para diminuir as dificuldades e adquirir uma maior familiaridade com os conceitos que aparecem nas avaliações.

Ter dificuldades no início de sua preparação e obter resultados mais baixos que o esperado é normal. Ao realizar os simulados, você vai perceber que seus conhecimentos serão estão aumentando e que sua preparação está evoluindo.

Com isso, quando chegar a data da prova oficial as chances de conseguir o desempenho desejado é muito maior. Vale também contar com bons materiais e investir em um cursinho para amparar nesse período de preparação.

Trace estratégias

Existem provas que podem ser cansativas e trabalhosas e, com isso, encontrar estratégias para melhorar os resultados é importante. Por exemplo, ao realizar várias provas passadas é possível entender se é melhor fazer as questões mais fáceis antes e depois as difíceis ou se segue a ordem das perguntas, ou então outra técnica.

Portanto, vale a pena testar diversas estratégias nos simulados e verificar com quais você se sente mais confortável e consegue melhorar os resultados. Dessa maneira, quando chegar a prova oficial, tem-se uma boa ideia de como proceder às resoluções.

Como direcionar os estudos conforme as provas anteriores?

Uma excelente maneira de aproveitar as provas anteriores para ter um resultado satisfatório na sua prova é por meio da criação de um cronograma para direcionar os estudos. Verificar as provas anteriores permite que você compreenda quais são os tópicos que são mais cobrados e quais merecem maior nível de atenção.

Assim, é possível estabelecer quantos porcento de cada assunto a prova cobra. Portanto, você direciona muitas horas de estudo para um tema que compreende aproximadamente 15% da prova e faz apenas uma leitura leve no tópico que aparece apenas 1% das questões.

Viu como utilizar as provas anteriores vestibular pode ser uma estratégia eficiente para direcionar sua rotina de estudos? Por meio dessa referência, você consegue nortear suas horas para os assuntos mais importantes e não perde tempo com os temas que não aparecem com frequência na sua prova.

Quer saber como montar uma rotina incrível para a sua preparação? Então continue com sua visita ao blog e experimente agora mesmo o nosso cronograma personalizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *