Estou atrasado no Plano de Estudos. Devo alterá-lo?

Veja as vantagens e desvantagens de recalcular seu plano

Estou atrasado no Plano de Estudos. Devo alterá-lo?

Veja as vantagens e desvantagens de recalcular seu plano 

Seguir o Plano de Estudos não é tão simples assim. Muitas vezes, nós programamos a nossa rotina de um jeito e, quando vamos ver, alguns imprevistos nos impediram de completá-la. Eis que surge a dúvida: O que devo fazer? Devo tentar dar conta de tudo ou é melhorar alterar o meu Plano de Estudos?

Seria muito bom se tivéssemos uma resposta exata, né?! Mas cada caso é um caso e fica muito superficial dar uma “receita” pronta para todos. Antes de tomar qualquer decisão, vamos entender a sua situação.

Identifique o “tamanho” do atraso e procure alternativas 

O primeiro passo é você entender o quanto está atrasado. Depois que você fizer isso, veja quanto tempo você conseguiria colocar em sua rotina como “estudo extra”.

Por exemplo, se o seu Plano de Estudos tem a carga horária de 4 horas, mas você consegue estudar tranquilamente 6 horas por dia, essa pode ser uma saída – você separa as 4 horas do plano e as 2 horas extras.

Porém, se você segue o Plano de Estudos com a carga horária de 8 horas e não tem nenhuma brecha na sua rotina, talvez seja melhor pensar na alteração do plano.

Viu só como é relativo?! Vai muito de configuração e de tempo disponível que você tem.

Veja se o atraso te prejudica psicologicamente

Outro ponto importante é entender como você se sente em relação a esse atraso. Alguns estudantes ficam pressionados quando olham para o cronograma incompleto. Como você reage?

Se você se sente mal todas as vezes que tem que voltar em conteúdos antigos, e começa a se sobrecarregar com aquela situação, talvez seja bom pensar em alterar o seu Plano de Estudos.

Agora, se isso é  indiferente para você e não te incomoda, você pode tentar colocar a matéria em dia com calma, sem se abalar por pressão psicológica.

Agora que já entendemos a sua situação, a nossa ideia é listar as vantagens e desvantagens de cada uma das opções (seguir atrasado ou alterar o Plano de Estudos). Desta forma, você decide o que fazer, combinado?!

Alterar o Plano de Estudos 

Se você escolher alterar o seu Plano de Estudos, você tem a vantagem de ter um cronograma feito exatamente para você, do jeito que você precisa. Porém, tome cuidado com o “recálculo constante”, pois se você ficar alterando o seu plano com frequência, o conteúdo pode ser alterado atrapalhando a sua rotina de estudos.

Continuar atrasado e tentar colocar a matéria em dia

Se você escolher seguir o plano mesmo com o atraso, você provavelmente terá mais tempo com os conteúdos – porque ao alterar, você pode assistir algumas aulas em formato intensivo. A desvantagem é que você corre o risco de se atrasar cada vez mais.

Reavalie a sua rotina e pese todos os prós e contras para escolher a melhor alternativa para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *