Estudante de Medicina: como conciliar estudo e lazer?

Estudante de Medicina: como conciliar estudo e lazer?

Ah, a época do vestibular para Medicina! São tantos desafios, responsabilidades… e é preciso tanta disciplina, não é mesmo? Em meio a tudo isso, parece que descansar é a última coisa que alguém pode fazer.

No entanto, se você está com esse pensamento, já adiantamos: está tudo errado! Seres humanos não são máquinas e precisam, sim, de um tempo para descansar, se distrair, se divertir e recarregar as baterias para a próxima jornada de estudos.

E então, não sabe como conciliar estudo e lazer? Não se preocupe. Ao longo do nosso bate-papo, você vai conferir dicas importantes sobre esse aspecto. Vamos lá? Boa leitura! 

Qual é a importância de relaxar em tempos de vestibular?

Quando estamos nos preparando para algo, é comum pensarmos que descansar é “perda de tempo”. Afinal, por que sentar e ver uma série quando poderia estar estudando? Certamente, meus concorrentes não estão fazendo essa pausa!

Bom, se eles não estão fazendo, deveriam. E você não deveria estar se comparando com os outros, hein?

O descanso é essencial para que o corpo e a mente possam relaxar e voltar com tudo no dia seguinte. Sem contar que isso também ajuda na melhora do sono, fundamental para a retenção de conhecimento em nosso cérebro.

Como conciliar estudo e lazer?

Agora, é hora de conferir algumas dicas para conciliar os estudos com o lazer sem que isso prejudique seu desempenho nas provas. Vamos lá!

Faça exercícios físicos

Uma ótima maneira de garantir saúde física e mental durante a preparação para o vestibular é, sem dúvidas, caprichar na prática de atividades físicas. Você pode escolher o que preferir, desde que pratique de maneira constante.

Tenha um bom cronograma de estudos

Um cronograma de estudos também auxiliará muito na sua organização e manutenção da rotina. Assim, evitará a procrastinação e terá mais tempo livre para descansar e se dedicar aos seus hobbies.

Escute música

Escutar música é muito legal! Você pode fazer isso enquanto realiza outras atividades (desde que não tenham relação com os estudos!) e aproveitar para relaxar. Além disso, aprender a tocar um instrumento musical pode ser uma ótima estratégia para o seu ano de vestibular. 

Priorize a leitura

Ler é um ótimo remédio para nos transportar para outras realidades e, de quebra, ajuda muito na preparação para o vestibular. Ao imergir nos livros, você aumenta a bagagem cultural, melhora o raciocínio lógico, desenvolve o vocabulário e consegue muitas ideias para a redação.

Assista a séries e filmes

Outra forma de conseguir ideias para a sua redação é ver filmes e séries. Eles costumam nos ensinar muito sobre a vida e, claro, sobre vivências diferentes da nossa. Assim, são um ótimo repertório para o seu texto!

Gostou de saber como conciliar estudo e lazer de uma maneira que não prejudique sua produtividade? Não se esqueça de que descansar é super importante para que a aprovação venha muito mais rápido. Cuide da sua saúde física e mental!

Conhece alguma outra dica para conciliar estudos e lazer de maneira eficiente, sem atrapalhar seu rendimento? Então, compartilhe com a gente (e os outros leitores do Stoodi!) nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *