Estudar na véspera adianta?

Estudar na véspera da prova é uma boa? Veja dicas de como não deixar o conteúdo se acumular e manter o estudo em dia.

Estudar na véspera adianta?

 

Todos nós sabemos que não é ideal estudar em cima da hora. Alguns professores falam para nem abrir o livro um dia antes da prova, não é mesmo? Se for um exame de vestibular então, piorou. Mas que dá vontade de dar uma olhadinha para rever alguns conceitos e estudar o que não deu tempo, isso dá.

Quando surge a famosa pergunta “estudar na véspera funciona? ”, é preciso ter muito cuidado e atenção para pensar sobre isso. A questão é que tudo é muito relativo. Funciona e não funciona – isso vai depender.

Existem dois tipos de  “estudar antes da prova”:

 

Hora da revisão

O primeiro deles é quando o aluno já estudou, vai prestar o vestibular e quer dar uma revisada para se sentir mais seguro. Nesse caso, ele já se empenhou com frequência e sabe o que esperar da prova. O seu “estudar antes da prova” nada mais é do que uma manutenção do seu emocional.

 

Estudo de última hora

O segundo é quando ele deixou tudo para a última hora e precisa aprender a matéria em um curto período de tempo. Nesse caso, ele ainda não estudou e precisa de uma solução rápida e eficaz para o seu problema.


 

Crie um plano de estudos

Bom, para funcionar, você deve se encaixar na primeira opção e seguir algumas regras. É muito importante que você olhe a matéria como um todo e pontue os detalhes. Nada de rever minuciosamente todas as informações, porque isso não adianta.

Uma opção que pode ajudar bastante na hora de planejar melhor a sua preparação para o vestibular é criar um plano de estudos eficiente. Com essa informação em mãos, fica mais fácil de manter o preparo em dia e não deixar conteúdo acumular para a véspera da prova.

 

Valorize o descanso

Outra coisa muito importante é não sobrecarregar o seu corpo. Você está dando uma olhada no material justamente para ficar mais tranquilo, não vai ser legal se você dormir pouco e ficar cansado. Para dar certo, é necessário estar descansado, bem alimentado e seguro no dia da prova – tendo certeza que seu esforço no dia anterior não o prejudicou e nem vai prejudicar.

 

Resolva provas anteriores

Vai funcionar também se você já souber o formato de prova – a sua estrutura. Não ficaria bem mais fácil se você tivesse uma ideia do que será cobrado?

Nesse caso, vale falar com alunos que já fizeram esse exame. Se for vestibular, é mais fácil ainda. Resolva as edições anteriores, entenda a “cara” da prova e foque em questões que você acredita que poderiam cair.

Uma outra possível opção para facilitar os estudos ao longo do ano é criar um  mapa mental.  Pode ser uma alternativa interessante porque torna todo o conteúdo a ser analisado mais visual, facilitando o dimensionamento do material.

 

Evite o momento do branco

Como você deve imaginar, não vai adiantar você passar horas  estudando na véspera um assunto que desconhece, sem dormir e ficando exausto. Você simplesmente não conseguirá absorver todo o conteúdo.

E sabe qual é o pior? Na hora da prova, você vai ficar tão ansioso e irritado que informações importantes podem passar despercebidas contribuindo para um desempenho não muito legal.

Se você conseguiu estudar apenas até a metade do conteúdo, mostre que você domina esses conceitos na prova. Não se mate de tanto estudar, pois você pode acabar se confundindo, ou, até mesmo, se esquecendo da matéria que estava fixa em sua memória.

dica para estudar na véspera
 

Conheça seus limites

Agora, não podemos falar que isso é uma regra. Pode ser que funcione para algumas pessoas e para outras não – é muito relativo. Então, antes de mais nada, entenda como funciona seu corpo e respeite os seus limites.

Última dica: se for estudar, lembre-se de fazer isso de forma organizada – você ganhará muito tempo e conseguirá um resultado melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *