Para se preparar para a redação do Enem 2020 é preciso estudar muito, mas também é importante ter repertório. Conhecer sobre temas diversos, como momentos históricos do Brasil e do mundo, temáticas sociais, culturais e ambientais é tão fundamental quanto a gramática ao fazer a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

E a boa notícia é que é possível estudar e ganhar esse conhecimento não apenas nos livros e apostilas, mas também diretamente do sofá da sua casa assistindo filmes e séries. 

Sabendo disso, selecionamos uma lista de 10 filmes e séries que podem agregar na sua redação do Enem.

1.      Bacurau (2019) – filme

Vamos começar com um filme recente de 2019 e brasileiro, Bacurau se destacou como uma das principais produções do país, por ter conquistado o Prêmio do Júri, no Festival de Cannes.

O filme retrata a realidade de um Brasil contemporâneo poucas vezes abordado, com críticas e discussões sociais e de classe muito relevantes, tema diversas vezes discutido nas redações do Enem.

A história se passa no sertão do Nordeste, em uma realidade distópica que traz violência, porte de armas, a miséria, crise da água e do meio ambiente. Além disso, aborda sobre políticos milicianos, a força do capital estrangeiro e do neocolonialismo, contrastando com a força do moradores brasileiros que vivem em um pequeno povoado no sertão.

O filme Bacurau está disponível em todos os planos de TV por assinatura que incluem os canais Telecine, como por exemplo, pacotes da SKY TV e da Claro.

Se você não possui um plano de Tv por assinatura, fale com um atendente ligando para o telefone SKY ou para a operadora que preferir.

2.      1917 (2019) – filme

O filme 1917 é outra produção recente, de 2019, que deu o que falar no mundo cinematográfico e levou um Oscar de “Melhor Fotografia” e mais 9 indicações, incluindo de melhor filme.

1917 conta a história de dois cabos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial, um  evento histórico que ocorreu entre os anos de 1914 e 1918 e está muito presente nas provas de vestibular.

Os soldados recebem a missão de alertar seus compatriotas sobre uma emboscada que seria armada pelos alemães depois de se retirar para a Linha Hindenburg, em meio à operação Alberich, em 1917.

Para concluir a missão de enviar a mensagem, os dois britânicos precisam atravessar o território inimigo, uma jornada que parece impossível, mas que pode salvar 1.600 pessoas da emboscada.

3.      The Man in the High Castle (2015) – série

O próximo da lista é uma dica de série que aborda a Segunda Guerra Mundial de um jeito, digamos, diferente. Já imaginou se os países do Eixo  fossem  os vencedores sobre os Aliados?

A série The Man in the High Castle (O Homem no Castelo Alto), composta por quatro temporadas, retrata uma realidade paralela totalitária em que a Alemanha nazista e o Império do Japão vencem a guerra e dividem os Estados Unidos em duas nações.

Apesar de não condizer com a realidade, a série ajuda a compreender os fatos relacionados à guerra, sobretudo os pontos que envolvem os países do Eixo, que não são tão abordados nas aulas de história.

Também é possível encontrar similaridades com a Guerra Fria, em uma disputa nuclear entre Alemanha e Japão, mas vamos parar por aqui para não dar spoilers! Você pode assistir a série completa no Prime Vídeo, um serviço de streaming da Amazon.

4.      Chernobyl (2019) – minissérie

E por falar em disputas nucleares, uma boa sugestão é Chernobyl. A minissérie retrata o acidente nuclear na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 25 de abril de 1986, um dos fatos mais importantes da história.

Nessa minissérie você entenderá mais sobre o contexto vivido, a energia nuclear e como as pessoas agiram para reduzir os danos catastróficos da explosão. É uma boa forma de entender esse fato tão marcante e estudar para o Enem 2020.

Com cinco episódios, a produção teve 19 indicações ao Emmy Awards, sendo vencedora nas categorias de “Melhor Minissérie”, “Melhor Roteiro” e “Melhor Direção”. Você pode assistir todos os episódios na HBO ou no app HBO Go.

5.      Sérgio (2020) – filme

“Sérgio” é uma produção americana estrelada por Wagner Moura e retrata a biografia do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Não dá para perder, não é?

O filme fala sobre a invasão dos Estados Unidos da América no Iraque e as relações diplomáticas entre o governo Bush, a ONU (representada por Sérgio) e as ondas terroristas na região, em uma missão de transição política após a queda de Saddam Hussein.

A produção contempla fatos verídicos com toques de ficção com romance. Além disso, é é original da Netflix, por isso, é só acessar o streaming para assistir.

Além do filme, há também um documentário disponível na Netflix, que relata a história do Alto Comissário das Nações Unidas da ONU, Sérgio Vieira de Mello, indicada ao grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance.

6.      Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (2014) – documentário

Sustentabilidade e meio ambiente são temas recorrentes na prova do Enem, principalmente no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O documentário Cowspiracy, disponível na Netflix, vai te ajudar a compreender a importância desses dois temas.

A agropecuária intensiva é uma das principais formas de destruição ambiental, responsável por grande parte do desmatamento mundial, da poluição, do uso abusivo de água, além de muitos problemas. E isso tem sido, muitas vezes, ignorado pelas grandes organizações ambientais, como Greenpeace e WWF. 

7.      A Lista de Schindler (1993) – filme

Com direção de Steven Spielberg, o filme A Lista de Schindler é um drama que explora a Segunda Guerra Mundial e o holocausto. A produção conta a história de Oskar Schindler, um membro do Partido Nazista que ajudou a libertar mais de mil judeus do campo de concentração de Auschwitz.  

A 2ª Guerra Mundial é assunto recorrente nas provas pelo Brasil, por isso, se quiser saber tudo sobre o período, assista também outros 7 filmes sobre o tema.

8.      Indústria Americana (2019)

Outra temática que está em alta e pode ser um dos temas sugeridos para a redação do Enem 2020 é a guerra comercial entre China e Estados Unidos da América. Este tema extremamente contemporâneo é o foco do documentário Indústria Americana, disponível na Netflix.

A produção se desenrola em torno da compra de uma fábrica da General Motors em Ohio (EUA) por um bilionário chinês, que a reabre com a contratação de dois mil funcionários norte-americanos.

O conflito entre as duas culturas é abordado na trama e você entenderá um pouco sobre o que vem acontecendo e o que está por vir nesse período de tensão entre os dois países.

O documentário é o primeiro lançamento da Higher Ground Productions, produtora criada por Barack e Michelle Obama, e levou o Oscar de Melhor Documentário em 2020.

9.      Merlí (2017) – série

Para quem quer se aprofundar em filosofia, uma boa dica é a série da Netflix “Merlí”. Com três temporadas, a série catalã – se passa em Barcelona – conta sobre um professor de filosofia do ensino médio com métodos poucos “ortodoxos” de ensino, que tem como objetivo ensinar os alunos a pensar livremente.

A cada episódio, um pensador ou escola filosófica é abordado de um jeito leve e divertido, como Sócrates, Aristóteles, Schopenhauer e Nietzsche.

A série também aborda dramas adolescentes, a questão da homossexualidade, transtornos psicológicos e outros assuntos de forma bastante delicada. Além de aprender mais sobre filosofia, ela pode te ajudar a refletir sobre construções sociais e ter uma bagagem cultural para a redação do Enem e o caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

10.  Guerras do Brasil.doc (2018) – série documental

Para finalizar a lista de filmes que podem agregar na sua redação do Enem 2020 e entender mais sobre a história brasileira, a série Guerras do Brasil.doc pode te ajudar a se preparar para a prova do Enem e vestibulares.

Com cinco episódios, a série documental retrata os conflitos armados brasileiros ao longo dos anos, desde a chegada dos portugueses até os dias atuais. 

A série passa pelas guerras da Conquista, a guerra dos Palmares, guerra do Paraguai, a Revolução de 1930 e o fim da Velha República, até o crime organizado contemporâneo.

Apesar de não abordar a fundo a Ditadura Militar brasileira, esse é um importante tema para se preparar para o Enem. Por isso, veja também 6 filmes para entender o contexto.

Se você gostou, não se esqueça de compartilhar a lista com seus colegas para ficar todo mundo afiado para a redação do Enem!

3 Shares:
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...