Para manter o foco no aprendizado e a motivação para continuar estudando, conheça como 4 formas para aplicar a gamificação nos estudos e se beneficiar do conceito.

Estudar longos períodos para se preparar para as provas pode ser bastante cansativo. Uma sugestão é utilizar a gamificação nos estudos. Conheça 4 formas para aplicar o conceito na sua rotina.

Para quem não conhece, gamificação é um conceito de aprendizado que leva em consideração aspectos psicológicos do ser humano, como o desejo por uma recompensa, para realizar determinada atividade.

O termo nasceu a partir de análises sobre o comportamento das pessoas quando estão participando de jogos e competições, tanto analógicas quanto eletrônicas.

No processo pedagógico, a gamificação pode ser usada para deixar o conteúdo mais atrativo e permitir que o estudante se sinta motivado para continuar aprendendo.

Muitos professores já utilizam conceitos de gamificação em suas aulas, mas os próprios alunos podem aplicar na sua rotina de estudos, para ter melhores resultados e manter o foco no dia a dia.

Veja 4 formas para usar a gamificação nos estudos.

1. Jogos desenvolvidos para o aprendizado

Muita gente acredita que os games virtuais existem somente para entretenimento. E ainda que tenha um vasto campo de possibilidades para o lazer, existem jogos desenvolvidos para o aprendizado.

Uma dica para inserir a gamificação na sua rotina é contar com esse tipo de jogo e treinar suas habilidades. Alguns exemplos são games de língua portuguesa ou cálculo, que são temas desafiadores para os estudantes.

Para reforçar o aprendizado, você pode optar por fazer a gravação de jogos e, posteriormente, conferir como foi o seu desempenho. É ideal para relembrar pontos que você errou, para incluir na lista de estudos.

Para fazer essa gravação, você pode usar softwares como o DemoCreator, que consegue captar o que acontece na tela, na webcam e no microfone simultaneamente, caso o usuário deseje. Tudo em uma interface bem simples e intuitiva.

2. Sentimento de equipe 

Um jogo pode até ser vencido sozinho, mas contar com uma equipe costuma ser bem mais divertido e até motivacional.

Esse sentimento de equipe pode ser replicado para o momento de estudar. Na gamificação nos estudos, é possível reunir um grupo de estudantes para aprender em conjunto. 

Em tempos de pandemia, esses grupos de estudo podem ser feitos de forma virtual, pelo Zoom. Para criar um ambiente colaborativo, cada estudante deve preparar um conteúdo que domina e compartilha em vídeo.

Uma sugestão é gravar a tela do computador pelo DemoCreator enquanto explica, para enviar para seus amigos estudarem. 

E como o DemoCreator conta com espaço completo para edição, você pode aprender como editar vídeos gravados com efeitos, para deixar tudo mais dinâmico e interessante.

gamificação

3. Desafios que motivam 

Uma das possibilidades da gamificação nos estudos é utilizar a ideia de desafios como motivação em uma jornada.

Se você observar, a maioria dos games virtuais contam com missões que, à medida que o usuário avança, conquista vantagens e tem outros benefícios.

Essas missões são fundamentais para ativar o senso de competitividade, presente no ser humano. E saiba que a proposta pode ser aplicada aos seus estudos.

Você pode criar desafios de estudos para ter como missão. Por exemplo, o desafio dessa semana vai ser rever todo o material do primeiro semestre. Quando você concluir, você passa para a próxima missão.

E para manter a motivação, você vai precisar de uma recompensa.

4. As recompensas das missões

Quando você joga um game online, ou mesmo um jogo de tabuleiro, e faz um movimento correto, o que acontece? Você obtém uma recompensa e se sente feliz.

Isso ocorre porque nosso cérebro possui um sistema de recompensa que está ativo o tempo todo e que mexe com vários aspectos da vida.

A cada missão de estudo que você determinar, pense também em uma recompensa. Isso vai manter sua mente satisfeita a curto prazo, estimulando a motivação.

As recompensas podem ser diversas ao concluir o desafio: fazer uma caminhada, encontrar um amigo, comer algo gostoso, assistir um filme ou até desenvolver projetos paralelos.

Gamificação nos estudos como motivação

Pensar em formas de manter o foco nos estudos é essencial para alcançar boas notas, especialmente em momentos como o que vivemos, em que a pandemia afeta o psicológico dos estudantes.

De acordo com pesquisas, mais de 54% dos estudantes de 6 a 18 anos se sentem desmotivados em estudar na pandemia. Assim, contar com ferramentas como a gamificação, ajuda a garantir o sucesso da jornada.

Por isso, pense em como você pode aplicar a gamificação nos estudos, seja com o apoio dos professores e colegas de classe, ou por conta própria.

Dessa forma, você pode aumentar seu grau de motivação e manter o foco nos estudos, para transformar o seu futuro – e essa também é uma ótima recompensa, não é mesmo?

Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...