O que você pode fazer em 24 horas? Aprender um novo idioma, fazer um esporte e estudar são alguns exemplos, certo? Se pensarmos bem, 24 horas é muito tempo! Mas, quando não aproveitado da maneira correta, esse período pode se transformar em um tempo perdido. Para se tornar uma pessoa bem-sucedida e alcançar seus objetivos, não há segredo, é preciso dar atenção à gestão de tempo!

É para isso que estamos aqui: apresentaremos sete dicas imperdíveis sobre essa tal gestão do tempo. Quer ver como girar essa ampulheta a seu favor? Então venha com a gente!

O que é gestão de tempo?

Gestão do tempo é saber como equilibrar as atividades da sua rotina e ter certo controle da própria vida. É saber para onde está indo e o que precisa fazer para chegar lá. Vamos mostrar, mais à frente, como encarar essa jornada.

Por ora, vamos imaginar um amanhecer: a Terra girou e o sol foi refletido na lua, fazendo nascer mais um dia. Isso acontece diariamente, e não temos controle sobre essa mudança. Porém, podemos, sim, controlar o que fazemos com esse novo dia que recebemos.

A gestão do tempo, então, está em compreender que o esforço de hoje possivelmente será recompensado amanhã. Por isso, a lição é não desistir e saber priorizar suas atividades!

O hoje é a concretização do amanhã sonhado ontem! E para aproveitarmos melhor nossas 24 horas diárias, podemos utilizar algumas técnicas testadas e aprovadas por pessoas que estudam a gestão de tempo e seus impactos positivos. Quer saber quais são elas? Apresentaremos as sete agora. Confira!

Quais são as táticas para uma boa gestão de tempo?

Atualmente, o que mais vemos na internet são manuais e orientações sobre como fazer uma gestão do tempo matadora. Porém, nosso objetivo aqui não é fazer promessas, é ajudar você a alcançar seus objetivospor meio da organização da sua rotina!

E, sinceramente, sem a devida gestão do tempo é quase impossível que alguém consiga realizar seus sonhos! A não ser que você seja afortunado, herdeiro de bens ou uma pessoa que nem deveria estar na busca de umcurso superior.

Lógico, há pessoas que não precisam se preocupar com tarefas simples do dia a dia — como preparar suas refeições, cuidar da arrumação da casa etc. — e por isso têm mais tempo para se dedicar aos estudos ou a qualquer outra atividade que desejam realizar.

Mas, quem tem um objetivo claro, mesmo que esteja na situação descrita anteriormente, necessita de uma estratégia, uma tática.

Quer passar naquela faculdade? Conseguir a vaga tão sonhada por meio do Sisu? O Enem é a porta de entrada para realizar seu sonho do curso superior? Então saiba que a tática começa com o planejamento.

1. Faça um planejamento

Como você conseguirá fazer a gestão do tempo sem um devido planejamento? É até meio contraditório, né acha? Sendo assim, nada melhor do que organizar seus pensamentos e ideias, definir seus objetivos e levá-los a sério.

Uma ideia simples e eficiente é registrar os seus pensamentos, seja por meio de uma planilha ou mesmo numa folha de papel. Escreva onde você deseja chegar, onde almeja estar dentro de cinco anos, o que pretende realizar etc. São projeções realistas de acordo com as suas vontades!

2. Mantenha os pés no chão

Não adianta chorar, resmungar e muito menos se alterar… Para fazer uma boa gestão do tempo é necessário ter disciplina, saber priorizar e, mais importante, aprender a abrir mão de certos hábitos.

Então, tenha os pés no chão. Talvez você queira fazer muitas coisas dentro dessas 24 horas, mas é preciso ter calma e ir devagar, dando prioridade às atividades que vão te ajudar a chegar nos objetivos que você escreveu no tópico anterior.

3. Pratique atividades físicas

Nada melhor do que atividade física para melhorar nossa produtividade. Isso porque, quando fazemos exercícios, o cérebro libera noradrenalina, endorfina e dopamina, substâncias que promovem a sensação de bem-estar, ajudam na concentração e promovem o foco.

Por isso, ao fazer a gestão de tempo, separe um momento para se dedicar a atividades que te façam bem e aumentem a sua resistência física e mental.

4. Arrume sua cama

Pode parecer lunático, mas não é! Arrumar a cama logo pela manhã é um sinal de motivação, mostra que você está se preparando para ter um dia produtivo e focado em seus objetivos.

Como já vimos, a gestão de tempo está diretamente relacionada à organização, e isso inclui também o seu espaço. Arrumar a cama dará a você uma pequena sensação de orgulho e satisfação, incentivando o cumprimento de várias outras tarefas ao longo do dia.

Além disso, desenvolver esse pequeno hábito pode servir de gatilho para o surgimento de vários outros, ajudando, assim, a melhorar sua produtividade.

5. Invista nos estudos

Quando a gestão do tempo é aplicada, os minutos, as horas e os dias se tornam parceiros do início ao fim, sempre direcionados a um objetivo: a sua aprovação. Seja Enem, vestibular, via Sisu, não importa, se um dia a sua provação chegar, será em razão do seu esforço aos estudos.

Então não se esqueça disso. A educação é um bom investimento e melhora a qualidade de vida, independentemente da carreira escolhida.

6. Evite as redes sociais

Nada pior do que as redes sociais para alimentar a procrastinação e a ansiedade. Quem quer colocar a gestão do tempo em prática deve repensar os períodos dedicados às redes sociais.

Durante a sua trajetória, caso as redes sociais não sejam necessárias para a busca de novas oportunidades, utilize-as somente com fim familiar ou bem peculiar, sempre de olho em suas projeções.

Sim, gestão do tempo também está ligada às imagens que transmitimos ao mundo! Evitar as redes sociais — ou diminuir a frequência de acessos — pode ser uma boa dica!

7. Acredite no seu potencial

A energia rege o universo, isso é fato! A gestão do tempo é um reflexo da sua ação frente a tudo que está ao seu redor.

Portanto, nunca se apegue ao desânimo, ao sentimento de que todo o esforço não será recompensado. Esqueça essa negatividade, porque sua dedicação dará certo, sim. Acredite!

Quais os cursos de gestão de tempo?

Pode parecer bem difícil ensinar alguém a fazer uma boa gestão do tempo, mas, na realidade, existem cursos técnicos muito bons voltados a essa área, inclusive com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Para escolher o melhor curso na área de gestão de tempo, faça as seguintes perguntas:

  • a instituição tem reconhecimento do MEC?
  • O corpo docente é composto por mestre e doutores?
  • A infraestrutura física ou digital é atrativa e funcional?
  • A instituição tem convênios ou abertura para ingresso via Sisu ou Enem?

Existem ferramentas de gestão de tempo?

Talvez seja um pouco desafiador indicar ferramentas de gestão de tempo, porque cada ser humano é repleto de particularidades, e elas devem ser levadas em conta no momento de escolher a solução ideal.

Contudo, uma ferramenta que dificilmente falha é o autoconhecimento. Busque saber quem você é, essa é a grande orientação para a vida!

Independentemente do método escolhido para fazer uma gestão de tempo eficiente, tenha em mente quais objetivos deseja alcançar e a qual distância você está de realizar seu sonho de entrar em uma universidade.

Agora que você já aprendeu como gerenciar o tempo para se sair bem no vestibular, confira algumas dicas que separamos para ajudar você a estudar e conseguir a tão sonhada aprovação!

simulador sisu
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...