Gestão de tempo: 7 táticas para ser mais eficiente!

Saiba agora 7 táticas para organizar melhor o seu tempo e aumentar a produtividade!

Gestão de tempo: 7 táticas para ser mais eficiente!

O que você pode fazer em 24 horas? Aprender um novo idioma, fazer um esporte e estudar são alguns exemplos, certo? Se pensarmos bem, 24 horas é muito tempo! Mas, quando não aproveitado da maneira correta, esse período pode se transformar em um tempo perdido. Para se tornar uma pessoa bem-sucedida e alcançar seus objetivos, não há segredo, é preciso dar atenção à gestão de tempo!

É para isso que estamos aqui: apresentaremos sete dicas imperdíveis sobre essa tal gestão do tempo. Quer ver como girar essa ampulheta a seu favor? Então venha com a gente!

O que é gestão de tempo?

Gestão do tempo é saber como equilibrar as atividades da sua rotina e ter certo controle da própria vida. É saber para onde está indo e o que precisa fazer para chegar lá. Vamos mostrar, mais à frente, como encarar essa jornada.

Por ora, vamos imaginar um amanhecer: a Terra girou e o sol foi refletido na lua, fazendo nascer mais um dia. Isso acontece diariamente, e não temos controle sobre essa mudança. Porém, podemos, sim, controlar o que fazemos com esse novo dia que recebemos.

A gestão do tempo, então, está em compreender que o esforço de hoje possivelmente será recompensado amanhã. Por isso, a lição é não desistir e saber priorizar suas atividades!

O hoje é a concretização do amanhã sonhado ontem! E para aproveitarmos melhor nossas 24 horas diárias, podemos utilizar algumas técnicas testadas e aprovadas por pessoas que estudam a gestão de tempo e seus impactos positivos. Quer saber quais são elas? Apresentaremos as sete agora. Confira!

Quais são as táticas para uma boa gestão de tempo?

Atualmente, o que mais vemos na internet são manuais e orientações sobre como fazer uma gestão do tempo matadora. Porém, nosso objetivo aqui não é fazer promessas, é ajudar você a alcançar seus objetivospor meio da organização da sua rotina!

E, sinceramente, sem a devida gestão do tempo é quase impossível que alguém consiga realizar seus sonhos! A não ser que você seja afortunado, herdeiro de bens ou uma pessoa que nem deveria estar na busca de umcurso superior.

Lógico, há pessoas que não precisam se preocupar com tarefas simples do dia a dia — como preparar suas refeições, cuidar da arrumação da casa etc. — e por isso têm mais tempo para se dedicar aos estudos ou a qualquer outra atividade que desejam realizar.

Mas, quem tem um objetivo claro, mesmo que esteja na situação descrita anteriormente, necessita de uma estratégia, uma tática.

Quer passar naquela faculdade? Conseguir a vaga tão sonhada por meio do Sisu? O Enem é a porta de entrada para realizar seu sonho do curso superior? Então saiba que a tática começa com o planejamento.

1. Faça um planejamento

Como você conseguirá fazer a gestão do tempo sem um devido planejamento? É até meio contraditório, né acha? Sendo assim, nada melhor do que organizar seus pensamentos e ideias, definir seus objetivos e levá-los a sério.

Uma ideia simples e eficiente é registrar os seus pensamentos, seja por meio de uma planilha ou mesmo numa folha de papel. Escreva onde você deseja chegar, onde almeja estar dentro de cinco anos, o que pretende realizar etc. São projeções realistas de acordo com as suas vontades!

2. Mantenha os pés no chão

Não adianta chorar, resmungar e muito menos se alterar… Para fazer uma boa gestão do tempo é necessário ter disciplina, saber priorizar e, mais importante, aprender a abrir mão de certos hábitos.

Então, tenha os pés no chão. Talvez você queira fazer muitas coisas dentro dessas 24 horas, mas é preciso ter calma e ir devagar, dando prioridade às atividades que vão te ajudar a chegar nos objetivos que você escreveu no tópico anterior.

3. Pratique atividades físicas

Nada melhor do que atividade física para melhorar nossa produtividade. Isso porque, quando fazemos exercícios, o cérebro libera noradrenalina, endorfina e dopamina, substâncias que promovem a sensação de bem-estar, ajudam na concentração e promovem o foco.

Por isso, ao fazer a gestão de tempo, separe um momento para se dedicar a atividades que te façam bem e aumentem a sua resistência física e mental.

4. Arrume sua cama

Pode parecer lunático, mas não é! Arrumar a cama logo pela manhã é um sinal de motivação, mostra que você está se preparando para ter um dia produtivo e focado em seus objetivos.

Como já vimos, a gestão de tempo está diretamente relacionada à organização, e isso inclui também o seu espaço. Arrumar a cama dará a você uma pequena sensação de orgulho e satisfação, incentivando o cumprimento de várias outras tarefas ao longo do dia.

Além disso, desenvolver esse pequeno hábito pode servir de gatilho para o surgimento de vários outros, ajudando, assim, a melhorar sua produtividade.

5. Invista nos estudos

Quando a gestão do tempo é aplicada, os minutos, as horas e os dias se tornam parceiros do início ao fim, sempre direcionados a um objetivo: a sua aprovação. Seja Enem, vestibular, via Sisu, não importa, se um dia a sua provação chegar, será em razão do seu esforço aos estudos.

Então não se esqueça disso. A educação é um bom investimento e melhora a qualidade de vida, independentemente da carreira escolhida.

6. Evite as redes sociais

Nada pior do que as redes sociais para alimentar a procrastinação e a ansiedade. Quem quer colocar a gestão do tempo em prática deve repensar os períodos dedicados às redes sociais.

Durante a sua trajetória, caso as redes sociais não sejam necessárias para a busca de novas oportunidades, utilize-as somente com fim familiar ou bem peculiar, sempre de olho em suas projeções.

Sim, gestão do tempo também está ligada às imagens que transmitimos ao mundo! Evitar as redes sociais — ou diminuir a frequência de acessos — pode ser uma boa dica!

7. Acredite no seu potencial

A energia rege o universo, isso é fato! A gestão do tempo é um reflexo da sua ação frente a tudo que está ao seu redor.

Portanto, nunca se apegue ao desânimo, ao sentimento de que todo o esforço não será recompensado. Esqueça essa negatividade, porque sua dedicação dará certo, sim. Acredite!

Quais os cursos de gestão de tempo?

Pode parecer bem difícil ensinar alguém a fazer uma boa gestão do tempo, mas, na realidade, existem cursos técnicos muito bons voltados a essa área, inclusive com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Para escolher o melhor curso na área de gestão de tempo, faça as seguintes perguntas:

  • a instituição tem reconhecimento do MEC?
  • O corpo docente é composto por mestre e doutores?
  • A infraestrutura física ou digital é atrativa e funcional?
  • A instituição tem convênios ou abertura para ingresso via Sisu ou Enem?

Quais são os cursos de gestão de tempo?

Pode parecer bem difícil ensinar alguém a fazer uma boa gestão do tempo, mas existem cursos técnicos muito bons voltados para essa área, inclusive, com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Para escolher o melhor curso na área de gestão de tempo, verifique se:

  • a instituição tem reconhecimento do MEC;
  • o corpo docente é composto por mestre e doutores;
  • a infraestrutura física ou digital é atrativa e funcional;
  • a instituição tem convênios ou abertura para ingresso via Sisu ou Enem.

Agora, confira algumas ideias de cursos para otimizar a sua gestão de tempo!

SEST SENAT

Uma das alternativas de cursos de gestão de tempo é o SEST SENAT. Com duração de 12 horas, ele tem inscrições gratuitas e é feito completamente a distância. 

GINEAD 

O curso da GINEAD é um pouco mais completo (com duração de 80 horas). Ele também é gratuito e oferecido na modalidade EAD.

SENAC 

Com duração de 16 horas, o curso do SENAC para gerenciamento do tempo pode ou não ser ministrado a distância. É importante consultar a disponibilidade na unidade mais próxima a você.

SEBRAE 

O SEBRAE também oferece um ótimo curso de gestão do tempo. Ele é bem rapidinho, com apenas 1 hora de duração, e completamente gratuito.

UDEMY

Por fim, temos um curso oferecido pela UDEMY. Ele não é gratuito, mas é acessível e disponibiliza vários macetes para que você aprenda a gerenciar o seu tempo de forma inteligente!

Há cursos para todos os gostos. Vale lembrar que há diversas alternativas que não foram mencionadas por aqui. Fique à vontade para pesquisar mais e encontrar o curso perfeito para as suas necessidades!

Existem ferramentas de gestão de tempo?

Talvez seja um pouco desafiador indicar ferramentas de gestão de tempo, porque cada ser humano é repleto de particularidades, e elas devem ser levadas em conta no momento de escolher a solução ideal.

Uma ferramenta que dificilmente falha é o autoconhecimento. Busque saber quem você é — essa é a grande orientação para a vida! Além disso, existem algumas estratégias que você pode tentar. Confira algumas delas a seguir!

Kanban

A estratégia Kanban é utilizada por muitas empresas para otimizar não só o gerenciamento do tempo, mas a produtividade. Ela pode ser aplicada nos estudos para melhorar o seu desempenho.

SMART

A sigla SMART corresponde às palavras specific, measurable, achievable, relevant e time-bound (específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal). Essa é uma estratégia muito utilizada para melhorar a gestão de tempo. Faça uma pesquisa extra sobre o tema e veja se o método SMART funciona para você!

Metodologia GTD

O principal foco da metodologia GTD (do inglês getting things done, traduzido para “fazendo as coisas”) é anotar as tarefas e os afazeres que precisam ser concluídos, evitando que eles fiquem “anotados” apenas na sua mente.

Pomodoro

O método Pomodoro serve para dividir as suas tarefas em pequenos blocos de X minutos (essa parte é personalizável). Assim, você dá descansos ao seu cérebro e volta com força total para a atividade.

Softwares

Por fim, é possível utilizar softwares (para computador) ou aplicativos (de celular) para otimizar a sua gestão de tempo. Pesquise algumas alternativas e veja qual combina mais com as suas preferências ou o seu estilo de vida.

Independentemente do método escolhido para fazer uma gestão de tempo eficiente, tenha em mente os objetivos que você deseja alcançar e a qual distância você está de realizar o seu sonho de entrar em uma universidade.

Agora que você já sabe a resposta para o questionamento “Como organizar melhor meu tempo?”, é hora de colocar as dicas em prática e perceber, ao vivo e a cores, todas as vantagens que elas trazem para o seu cotidiano. 

Já que você aprendeu a gerenciar o tempo para se sair bem no vestibular, confira algumas dicas que separamos para ajudar você a estudar e conseguir a tão sonhada aprovação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *