História, câmera e ação: 44 filmes para estudar História através do cinema

Confira a lista do prof. Dimas separada por momentos históricos

História, câmera e ação: 44 filmes para estudar História através do cinema

Confira a lista do prof. Dimas separada por momentos históricos 

Datas, nomes, causas e efeitos. Quando estudamos História, temos que ficar muito atentos aos detalhes, pois cada informação pode fazer a diferença.

Como não somos robôs e não conseguimos otimizar nossa mente de modo que ela aproveite 100% do nosso estudo, o negócio é estudar, revisar e consultar o material de apoio com frequência.

– Mas, pera aí. E se a gente estudar de uma forma que não pareça estudo? Os filmes podem ser uma ótima saída. 

O prof. Dimas separou uma lista com 44 títulos para você relembrar alguns eventos importantes (e que podem cair no vestibular). Quer saber da melhor parte? Eles estão separados por momentos históricos.

Antes de tudo, é preciso fazer um alerta: “Um filme é sempre uma releitura, ou seja, uma interpretação. Muitas vezes, o diretor tem licença poética para dar maior agilidade ao filme e ele pode acabar fazendo uma adaptação”, diz o professor.

Um exemplo disso é quando você assiste “300”. “O Leônidas fica o tempo todo falando e os espartanos não tinham o costume de falar tanto. O espartano é mais objetivo, não tem um discurso elaborado, porque existe uma característica da sua cultura chamada  laconismo”, explica Dimas.

Isso quer dizer que você não deve acreditar cegamente em tudo que é dito e não deve procurar aprender novos conteúdos direto no filme.

Nesta lista, estão classificados filmes de todos os tipos. Segundo Dimas, tem versões mais interessantes e outras nem tanto. O propósito mesmo é servir como consulta e complemento aos seus estudos – e de forma organizada para você.

Dimas conta que o mais indicado é você assistir ao filme e, depois disso, reforçar sua base teórica com uma pesquisa em sites confiáveis ou, então, recorrer ao material didático para confirmar as informações.

“Não dá para aprender, mas dá para revisar”, relembra.

Confira 44 filmes e relembre alguns momentos históricos que podem cair no vestibular: 

HISTÓRIA DO BRASIL 

1. Carlota Joaquina – Debochada trajetória da rainha de Portugal e do Brasil, a esposa do rei D. João VI.

2 . Canudos – Bela obra nacional sobre a saga de Antonio Conselheiro e seus seguidores, no sertão baiano, durante o advento da República Brasileira.

3. O que é isso, companheiro? – Adaptação da obra de Fernando Gabeira, sobre a luta armada no Brasil, durante a ditadura militar.

4. Olga – Vida da revolucionária Olga Benário, esposa de Luís Carlos Prestes, entregue por Getúlio Vargas aos nazistas para morrer numa câmara de gás.

5. O ano em que meus pais saíram de férias – Estamos no ano do tricampeonato mundial e o protagonista, um menino de doze anos apaixonado por futebol, é deixado pelos pais, militantes de esquerda, na casa do avô. Enquanto espera a volta deles, o garoto começa a perceber o mundo a sua volta.

6. O Dia que Durou 21 anos – Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios de 26 minutos cada, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil.

7. Eles não usam Black Tie – Na crise final da ditadura militar, o filme retrata alguns dos problemas que a classe trabalhadora sofria na década de 70.

8. Deus e o Diabo na Terra do Sol – dirigido por Glauber Rocha,  história se passa no sertão e tem como temática principal o cangaço.

PRÉ-HISTÓRIA

9. A Guerra do Fogo – Bela reconstituição da Pré-História, através do conflito entre os primeiros grupos humanos.

ANTIGUIDADE 

10. Spartacus – Clássico de Stanley Kubrick, narrando a revolta de escravos na Roma Republicana.

11. Alexandre – A vida do herdeiro macedônio e suas conquistas.

12. Gladiador – Grande Ganhador do Oscar 2001, retrata o período imperial romano e seus problemas internos.

13. Tróia – Na Grécia antiga, a paixão do príncipe Páris, de Tróia, e Helena, rainha de Esparta, desencadeia uma guerra que devasta uma civilização. Filme baseado nos poemas clássicos de Homero, Ilíada e Odisséia.

14. 300 – Grécia, 480 AC. Na Batalha de Termópilas, o rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam bravamente contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.

IDADE MÉDIA 

15. O Incrível Exército de Brancaleone – Este clássico do cinema italiano retrata os costumes da cavalaria medieval através de uma demolidora e bem humorada sátira. A figura central é Brancaleone, um cavaleiro atrapalhado que lidera um pequeno e esfarrapado exército, perambulando pela Europa em busca de um feudo. Trata-se de uma paródia a D. Quixote de Cervantes.

16. O Nome da Rosa – Brilhante retrato da Idade Média, a partir dos misteriosos acontecimentos em um mosteiro, em meados do século XIV.

17. Irmão Sol, irmã Lua – Poética obra retratando a vida de São Francisco de Assis.

18. Gengis-Khan – A vida do célebre líder dos mongóis, em sua trajetória de conquistas.

19. Joana D’Arc – conta a história de uma jovem de 19 anos que lidera o exército francês contra os inimigos ingleses, na Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra.

20. Cruzada – Balian (Orlando Bloom) é um jovem ferreiro francês, que guarda luto pela morte de sua esposa e filho. Ele recebe a visita de Godfrey de Ibelin (Liam Neeson), seu pai, que é também um conceituado barão do rei de Jerusalém e dedica sua vida a manter a paz na Terra Santa. Balian decide se dedicar também a esta meta, mas após a morte de Godfrey ele herda terras e um título de nobreza em Jerusalém. Determinado a manter seu juramento, Balian decide permanecer no local e servir a um rei amaldiçoado como cavaleiro. Paralelamente ele se apaixona pela princesa Sibylla (Eva Green), a irmã do rei.

IDADE MODERNA

21. Agonia e êxtase – A vida de Michelangelo, um dos mais brilhantes artistas renascentistas.

22. Elizabeth – A vida da rainha Elizabeth I, bela recriação da época.

23. Danton – o processo da revolução – Retrato do Terror durante a Revolução Francesa, quando os jacobinos, liderados por Robespierre, buscam livrar a França dos contra-revolucionários.

24. Lutero – O filme cobre a vida do reformador alemão Martinho Lutero (1483–1546), desde que ele tornou-se um monge (1505) até a Confissão de Augsburgo(1530).

COLONIALISMO 

25. Hábito Negro – Belo filme sobre a colonização do Canadá, por missionários jesuítas.

26. Aguirre, a Cólera dos Deuses – A expedição de Lope de Aguirre, na selva amazônica, em busca do mítico El Dorado, durante a conquista espanhola da América.

27. Raízes – Série americana, narrando a vida e a genealogia de um escravo negro trazido para os Estados Unidos até dos dias atuais.

28. A batalha de Argel – A luta dos argelinos para emancipar-se da França.

29. Lincoln – Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.
CONFLITOS DO SÉCULO XIX 

30. 12 Anos de Escravidão – Com 9 indicações ao Oscar, 12 Anos de Escravidão conta a história de um negro livre que foi sequestrado e acorrentado novamente.

Dica: Guerra Fria

Agora trazemos um exemplo de aula de História que podemos te proporcionar!

Neste vídeo, temos a honra de contar com um dos renomados professores da nossa marca Stoodi, especialista em trazer clareza e profundidade aos temas mais desafiadores.

Prepare-se para uma experiência de aprendizado enriquecedora e envolvente, onde os conceitos serão desvendados de forma acessível e interessante.

CONFLITOS DO SÉCULO XX 

31. Reds – A vida do jornalista John Reed, durante a Revolução Russa.

32. Ghandi – Premiada obra sobre a vida do grande Mahatma Ghandi, durante o processo de Independência da Índia.

33. Stalin – Retrato do líder Joseph Stalin, durante a formação da União Soviética.

34.  A lista de Schindler – Obra oscarizada de S. Spielberg, contando a trajetória de Oscar Schindler, industrial alemão, que salva da morte iminente centenas de judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.

35. A Onda – Professor americano recria a experiência nazi-fascista em sala de aula, com resultados surpreendentes.

36. Missing o desaparecido – Filme político de Costa-Gravas, sobre o golpe militar no Chile, em 1973.

37. Forrest Gump – Extraordinário painel da História recente americana, contada com humor e sensibilidade.

38. O Resgate do Soldado Ryan – Premiado filme de Spielberg narrando o desembarque das tropas americanas na Normandia, durante a Segunda Grande Guerra.

39. Adeus, Lenin! – Outubro de 1989, jovem cria um “museu” socialista para que a mãe, que acordou de um coma, não perceba as mudanças ocorridas na Alemanha, pós-queda do muro de Berlin.

40. Círculo de Fogo – Retrata a batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial, onde os russos tentam conter o avanço nazista pela URSS.

41. O último rei da Escócia – O filme mostra os acontecimentos reais na Uganda durante os anos 70, quando o ditador Idi Amin exercia seu poder. A história é narrada por meio do ponto de vista de seu médico pessoal.

42. Hotel Ruanda – Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

43. Diários de motocicleta – Baseado em fatos reais, aborda uma viagem pela América do Sul, em 1952, de Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara) e seu amigo Alberto Granado. Che Guevara era um jovem estudante de medicina, seu amigo, Alberto Granado, um bioquímico. Durante o filme, são retratados vários aspectos da América do Sul, dentre eles: inúmeras paisagens, relevo, vegetação, aspectos econômicos, como por exemplo, a desigualdade social existente entre os habitantes.

44. 13 Dias Que Abalaram o Mundo – Em plena Guerra Fria, o envio de mísseis por parte da União Soviética para Cuba cria uma crescente tensão política entre os dois países e os Estados Unidos.

Vem ser Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *