Quando se está prestes a entrar em uma faculdade, diversas dúvidas surgem, das mais simples às mais complexas. Uma questão muito comum é a importância de estudar as matérias básicas. Afinal de contas, se as disciplinas são passadas durante o curso, por que devo estudá-las antes?

Além de ser necessário estudar as matérias básicas por conta do vestibular, já que o exame também avalia os conhecimentos gerais, existem outras razões pelas quais você deveria entrar superafiado na faculdade. Em nosso post, contamos quais são. Confira!

Por que preciso estudar matérias básicas antes de entrar na faculdade?

Antes de entrar na faculdade, a maioria dos alunos pensa que vai aprender tudo desde o início até chegar nas matérias mais específicas. Entretanto, isso é um grande engano! O estudante que cursa uma graduação já deve saber mais que o bê-á-bá, pois os professores não ensinarão desde o começo.

Além disso, muitas disciplinas mais específicas dependem diretamente das mais generalizadas. Quer um exemplo? O desenvolvimento de TCC exige uma boa gramática básica. Assim como os cálculos de uma dieta (para o curso de Nutrição) demandam uma boa bagagem em matemática.

Você acha mesmo que o professor vai ensinar a regra de 3 antes de demonstrar as fórmulas necessárias para calcular um cardápio? Não mesmo. Por essa razão é muito importante que você tenha todas as matérias básicas na ponta da língua.

Não se iluda pensando que não vai utilizar tal disciplina em X curso porque, provavelmente, usará em algum momento. Sendo assim, não deixe de estudar bastante antes de entrar para a faculdade.

importância de estudar matérias básicas

Quais são as matérias básicas que devo focar nos meus estudos?

Existem algumas matérias que são mais relevantes na maioria dos cursos de graduação. Por essa razão, é importante concentrar os seus estudos nelas antes de entrar na faculdade. Veja.

Português

Dentro do Português, você deve buscar os temas que ajudam deixar a sua gramática e interpretação de textos ainda melhores, como:

  • concordância verbal e nominal;
  • figuras de linguagem;
  • semântica;
  • conjugação verbal;
  • elementos de coesão e coerência.

História

Há quem ame História, assim como há quem odeie. Independentemente de qual seja o seu apreço por essa matéria, é importante colocá-la em seu programa de estudos. Afinal de contas, é sabendo o passado que reconhecemos o que acontece no presente e podemos ter ideia do que acontecerá no futuro.

Para cursar uma faculdade de Direito, por exemplo, é fundamental que o aluno entenda sobre a história da Constituição Brasileira, não é verdade? Portanto, por mais que você ache que não vai precisar dessa matéria em sua carreira, entenda que, uma hora ou outra, será necessário lidar com ela.

Geografia

A Geografiatambém é uma ciência muito necessária para qualquer curso. Vamos dar um exemplo que parece ser impossível ter uma ligação, mas que, no final das contas, é muito relevante, como a Medicina. Por exemplo, um médico em um posto de saúde precisa saber dados demográficos da região em que atende para ter ideia do que a população local mais precisa em termos de atendimento.

Se ele trabalha em uma área que não tem saneamento básico, pode começar a investigar parasitoses em pacientes que apresentem sintomas mais genéricos. Viu como tem tudo a ver?

Matemática

Se você escolheu um curso para fugir da Matemática, sinto informar que a maioria deles utiliza a matéria no cotidiano. Até em Direito você precisa entender essa matéria para calcular o tempo de contribuição do INSS, por exemplo. Por isso, é sempre bom ter o domínio das equações básicas, porcentagens etc.

Agora, se você optou por um curso de Física justamente porque ama Matemática, deve se esforçar ainda mais para compreender totalmente a disciplina!

Física e Química

A Física e a Química são matérias básicas que nem todo curso precisa. Mas se a faculdade que você escolheu inclui o assunto na grade curricular, é melhor ficar por dentro do tema antes de entrar nela. Portanto, não deixe de incluir essas disciplinas em seu plano de estudos.

Redação

Durante toda a faculdade, os alunos precisam entregar trabalhos, artigos e relatórios. Além disso, é preciso elaborar o temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Por esse motivo, é muito importante saber fazer uma boa redação.

Se eu souber essas matérias, estarei mais preparado para a faculdade?

Com toda certeza! Quando a gente faz uma viagem e estuda a história do lugar, o melhor roteiro para passeios e restaurantes, como é a hospitalidade dos moradores e outras informações com antecedência, tudo fica bem mais fácil e as chances de passar sufoco são menores.

O mesmo acontece com a faculdade. Quando você entra em um curso já sabendo as matérias básicas, compreende mais facilmente as disciplinas específicas. Imagine você fazendo seu curso com vários assuntos para estudar e ainda ter que incluir a Matemática básica porque não se lembra como é. Não dá, né? Portanto, é preciso se preparar!

Como me organizar para estudar essas matérias?

Sabemos que para muitos, se organizar nos estudos não é uma missão fácil. Por onde começar? Quais temas ver primeiro? Quanto tempo disponibilizar? A boa notícia é que podemos ajudar nessa tarefa!

O Stoodi, em parceria com o maior grupo educacional do país, disponibilizou um programa de nivelamento para estudantes Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar que irão ingressar na universidade agora no segundo semestre de 2021.

Neste programa você irá encontrar conteúdos de Gramática, como ortografia, concordância verbal e acentuação; e também de Matemática, como raciocínio lógico, e poderá estudar – onde e quando quiser – por meio de aulas online e exercícios de fixação com correção feita em vídeo.

Agora que você já sabe a importância de estudar as matérias básicas antes de entrar na faculdade e que o Stoodi pode ajudar, que tal começar seus estudos? Assim, você fica bem-preparado para fazer o curso dos seus sonhos e pode aproveitar melhor as oportunidades que virão!

Banner Stoodi Med
Banner_Redação
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...