Inep: saiba o que é e qual sua importância

Você sabe o que é o Inep e o que ele faz? Entenda todos os desdobramentos dessa instituição!

Inep: saiba o que é e qual sua importância

De maneira a obter uma gestão educacional do país organizada e constantemente avaliada, o Governo Federal criou algumas instituições voltadas principalmente para desenvolver políticas públicas de ensino.

Um bom exemplo é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o qual explicaremos melhor neste post.

Cabe ressaltar que o Inep é responsável pelo monitoramento de todas as instituições de ensino do país, sejam elas privadas ou públicas. Além disso, seu campo de atuação engloba desde a educação básica até a graduação, isto é, toda a trajetória estudantil do aluno brasileiro é planejada segundo um padrão aprovado pelo Inep.

Dessa forma, confira tudo sobre essa instituição e quais os principais exames/programas organizados por ela.

O que é o Inep?

Criado em 1937 durante o governo Vargas, Inep é um Instituto Federal vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Sua finalidade é monitorar (envolvendo avaliações de desempenho, pesquisas, modernização e garantia de melhorias) toda a rede educacional do país.

Para que serve o Inep?

Com tendências a desenvolver pesquisas, o ponto forte do Inep é identificar questões da educação nacional que precisam ser melhoradas, buscando assim soluções por meio de estudos estatísticos e atualizações de cunho pedagógico.

Outra finalidade importante é a de procurar parcerias com instituições de ensino internacionais, viabilizando intercâmbio de alunos de graduação (por exemplo, o Programa Ciência sem Fronteiras) e a capacitação de professores em universidades estrangeiras.

Inep Enem

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio  (Enem) é de inteira responsabilidade do Inep, criada no ano de 1998, com o principal objetivo de avaliar o desempenho dos alunos do Ensino Médio.

A trajetória do Enem de 1998 até hoje (focando em suas várias mudanças) evidencia um ótimo exemplo de atuação do Inep. Isso porque, inicialmente, o exame foi elaborado com a finalidade única de avaliação da qualidade do Ensino Médio brasileiro.

Entretanto, com o passar dos anos e naturais mudanças de cenário (populacional, logístico, pedagógico), o Inep constatou a necessidade de realizar adaptações, ou seja, se hoje o Enem tem a sua visibilidade nacional e boa credibilidade, com certeza é por causa dos resultados de pesquisas e busca por modernização por parte do Inep.

Inep Saeb

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), é um programa de avaliação de desempenho dos alunos da Educação Básica que foi criado em 1990.

O Saeb consiste em um conjunto de testes externos (aplicados a cada 2 anos) em larga escala, e atualmente é realizado por alunos do 5° ano, 9° ano e 3° série do Ensino Médio, englobando tanto estudantes da rede pública como privada.

Inep prova Brasil

estudando inep

Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc, popularmente conhecida como prova Brasil, nada mais é do que fruto de uma reestruturação do Saeb, ou seja, é um dos testes que compõem as avaliações Saeb.

Criada em 2005, a prova Brasil avalia os conhecimentos dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, sendo destinadas a estudantes do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental.

Inep Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação que tem como finalidade ser a referência de educação para adultos e jovens.

Esse exame é muito procurado por adultos que não tiveram a oportunidade de estudar quando jovens, uma vez que o bom desempenho no Encceja pode garantir a certificação de conclusão tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.

Inep Enade

Como mencionado, o Inep é encarregado de monitorar toda a trajetória estudantil do aluno, incluindo níveis de graduação.

Sendo assim, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), é a ferramenta que o Governo Federal encontrou para avaliar a qualidade do Ensino Superior do país, por meio de uma prova (a cada 3 anos por curso) destinada aos alunos que estão no último ano de graduação.

Vale lembrar também que o Enade não se restringe aos alunos de instituições públicas, portanto, todos os alunos da rede privada de Ensino Superior o fazem igualmente.

Inep SiSU

Criado em 2009, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nada mais é do que a maneira que o Governo Federal encontrou de unificar os processos seletivos de grande parte das universidades públicas do país.

Portanto, o Sisu é uma plataforma online em que o estudante (a partir da sua nota do Enem) consegue concorrer às vagas de graduação ofertadas pelas centenas de universidades públicas do Brasil.

Inep Censo Escolar

O Censo Escolar não se trata de uma exame. É um conjunto de pesquisas e coleta de informações da rede de Educação Básica, fundamentado principalmente a partir de modelos estatísticos.

É com esse criterioso levantamento que o governo mapeia qual é o perfil de aluno presente na atual rede de ensino, especificando tanto dados pedagógicos de aprendizagem quanto características socioeconômicas.

Esse estudo é extremamente importante, pois, com ele o Inep consegue fazer a leitura correta do atual cenário educacional brasileiro, identificando, por exemplo, taxas de evasão, regiões onde há escolas precárias e índices de alfabetização.

Inep Revalida

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira – Revalida, como o próprio nome sugere, é uma prova destinada a médicos que se formaram fora do país e que desejam atuar na Medicina brasileira.

Aplicado em sua primeira versão no ano de 2011, o Revalida desempenha importante papel para a sociedade, uma vez que viabiliza a atuação de mais profissionais da área da saúde no país. Portanto, fica fácil perceber a relevância que o Inep representa para todo o sistema educacional brasileiro, buscando melhorias e modernizações por meio de pesquisas e avaliações.

Desse modo, cabe destacar também que mesmo sendo uma instituição pública, o Inep também demonstra sua grande utilidade para as instituições privadas, ou seja, para toda a sociedade.

Quer estudar mais e ficar por dentro do mundo dos vestibulares? Confira o blog Stoodi. Lá você também tem acesso a videoaulas e ainda pode testar seus conhecimentos com os exercícios que a plataforma disponibiliza!

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *