Língua Portuguesa no nível superior: entenda o grau de importância da disciplina!

O ensino da Língua Portuguesa é essencial para se obter a leitura proficiente, que também é fundamental para qualquer aprendizado e o seu desenvolvimento percorre durante toda a vida escolar dos alunos. Mas você sabe por que a Língua Portuguesa é importante em cursos de nível superior?

No ensino superior, a capacidade de interpretar, ler e dialogar é essencial para o bom desempenho do aluno durante todo o decorrer do curso e também depois de sua formação. 

Por isso, é muito importante que professores universitários conheçam os fundamentos teóricos sobre o ensino da leitura para reforçar sua metodologia pedagógica que, aliás, vai muito além de ter acesso a conhecimentos específicos de determinadas disciplinas.

Também é essencial que alunos compreendam esta importância e se dediquem a língua portuguesa mesmo após a formação no ensino médio.

Já quando falamos nas universidades, é extremamente importante que elas tenham consciência da importância em se incluir a disciplina de língua portuguesa nas grades curriculares dos cursos de graduação.

Quer saber mais sobre como a Língua Portuguesa influencia na vida dos estudantes universitários? Continua a leitura e confira!

Como a língua portuguesa afeta a vida do estudante universitário?

Como falamos acima, a Língua Portuguesa é essencial para o desenvolvimento acadêmico de um aluno, desde a infância até a fase adulta,  quando ocorrer a formação de um curso superior.

O que acontece é que, principalmente quando falamos de profissionais que trabalham diretamente com escrita, leitura e interpretação, a Língua Portuguesa é requisito básico para se ter um bom desempenho.

Um bom exemplo são os profissionais que atuam na área de comunicação, que pode ser publicitários, designers e jornalistas, por exemplo. Estes profissionais precisam compreender as regras de Português, afinal de contas, eles criam conteúdo para um grande público.

escrita língua portuguesa

Ainda mais hoje em dia, com o grande avanço da internet, as pessoas estão atentas a possíveis erros gramaticais e frases que estão fora de contexto e isso pode prejudicar muito a imagem de um profissional e/ou empresa.

Outro bom exemplo, mas que também envolve a área de comunicação são os profissionais que fazem criação de sites. Pode parecer desnecessário a inclusão de uma matéria para estes profissionais, afinal de contas, eles só devem se preocupar com o design e os códigos, certo? Errado!

No momento de criar sites, eles precisarão:

  •         Entender o briefing;
  •         Se expressar para entender o que o cliente ou público-alvo deseja;
  •         Inserir conteúdo;
  •         Fazer uma boa interpretação das informações que irá inserir, e muito mais!

Você já pode ter ouvido falar que, infelizmente, temos um grave problema de interpretação de texto no Brasil e quem trabalha diretamente com internet consegue ter esta confirmação.

Em postagens nas redes sociais, é muito comum se deparar com este tipo de problema. Todas as informações estão disponíveis na publicação, como endereço, valores, produtos etc. No entanto, sempre terão pessoas comentando ou enviando mensagens perguntando exatamente o que já foi disponibilizado.

Logo, um profissional de Social Media também precisa estar muito bem preparado para passar informações mais claras o possível para o público-alvo e estar disposto a ajudá-los caso ainda tenha dúvidas.

Domínio da Língua Portuguesa em diversas áreas

Acima, citamos casos relacionados aos profissionais da área de comunicação, porém o domínio da Língua Portuguesa é importante para todas as áreas. Saber se expressar e se comunicar bem vai ajudar qualquer profissional a se destacar no mercado de trabalho.

No entanto, sabemos que muitas pessoas ainda não tem acesso a uma boa educação, sendo este um dos principais problemas que temos em nosso país.

E a melhor forma de desenvolver esta competência é lendo, até mesmo quem já se formou e teve acesso a uma boa educação, ler é fundamental para continuar desenvolvendo a língua portuguesa. Leia bons artigos, posts, livros, crônicas, etc.

Não pare de se dedicar e se atualizar que a Língua Portuguesa sempre irá te ajudar a ser um bom profissional e também a conquistar crescimento no mercado de trabalho. 

Campanha Always On Cronograma