Como o MasterChef pode ajudar na vida do estudante

O Stoodi lista algumas lições que o MasterChef ensinou para contribui na vida dos estudantes.

Como o MasterChef pode ajudar na vida do estudante

5 lições que o reality show gastronômico ensina para o vestibulando

Foto: Band Entretenimento.

As terças-feiras à noite não serão mais as mesmas. Depois de três meses acompanhando os 18 integrantes da quinta edição do MasterChef Brasil, ontem (31) foi o dia de conhecer o vencedor do grande reality show culinário: Maria Antônia.

Apesar de não tão querida pelo público, a cozinheira mostrou pra gente que não importa o tamanho da torcida e da pressão, a gente pode dar conta e se tornar um vencedor.

Como o Stoodi também adora MasterChef, listamos algumas lições que o  programa ensinou que podem contribuir na sua rotina de estudos:

1.Faça um planejamento dos estudos

Tire um dia para planejar seus estudos e montar um cronograma. Ao contrário do que se pensa, “perder esse tempo” pode significar um grande investimento para a sua concentração e para o seu rendimento de estudo ali na frente.


2.Organize-se

Separar matérias por dia é uma boa. Mas, você pode querer misturar as matérias para não ficar muito com uma coisa só na cabeça.

Mas cuidado! É importante você calcular quanto tempo leva em cada matéria que você faz, pensando naquelas que você tem maior dificuldade ou facilidade. E aproveite ela ao máximo, não insista se perceber sua mente não funcionando mais.

Por isso, organize-se antes, pois na hora que tocar o sinal não pode mais mexer no prato.

3.Aprenda a viver sob pressão

A vida do vestibulando é marcada por muita pressão. Dos pais, amigos e, às vezes, do próprio estudante.

Se os 18 integrantes ensinaram uma coisa, foi ter paciência e jogo de cintura para lidar com a pressão alheia. Uma coisa que pudemos ver com muitos dos participantes dessa temporada foi a forma como eles lidavam com os gritos dos jurados e o tempo de prova.

Use a pressão a seu favor, como muitos dos concorrentes. Impulsione-se para se provar que você pode cada vez mais, fazendo seus “pratos” cada vez melhores e com muito mais foco e disciplina.

4.Saiba lidar com a crítica

Os feedbacks existem para serem dados. Melhor trabalhar numa crítica agora, do que ignorá-la e conviver com as consequências no momento do ENEM e dos vestibulares.

Pense sobre alguma atitude que você fez, ou que possa estar fazendo, que possa ser melhorado. O exemplos podem ser inúmeros, como uma forma de estudar que talvez não esteja sendo tão proveitoso, ou até aquela preguiça que sabemos que passa da conta.

Por isso, escute as críticas, entenda o que pode melhorar e corra atrás da evolução. Esse é um atalho para a tão sonhada vaga.

5. Menos é mais

Como diria o nosso queridinho Fogaça, menos é mais.

Pense naqueles momentos de estudo em que você acredita que quanto mais exercícios, ou mais você ler, melhor você vai ser. E isso pode até ser verdade.

Mas a qualidade de como você estuda é tão importante quanto. Tenha certeza de que você está focado, entendendo o assunto e realmente aprendendo. Afinal, já imaginou passar tempo fazendo mil exercícios e não entender nada desses mil exercícios?

fogaça masterchef nos estudos

6.Seja otimista

Por fim, se tem uma lição que aprendemos nesse MasterChef é em como a nossa postura diante da pressão, da crítica e do nosso próprio medo de realzair nosso sonho, pode ser diferente.

Foi o finalista Hugo quem foi o campeão do público brasileiro trazendo uma das perspectivas mais inusitadas do MasterChef.

Como diria ele: “Hoje, o amor venceu à guerra“.

Não se esqueça dessa frase no dia do seu vestibular. Use ela a seu favor para encarar as batalhas que se trava ao longo da vida de vestibulando.

hugo masterchef nos estudos

Foto: Metro Jornal

Entendeu tudo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *