Saiba como melhorar a concentração por meio de 7 apps

Descubra agora 7 aplicativos que vão te ajudar a melhorar a concentração nos estudos!

Saiba como melhorar a concentração por meio de 7 apps

Descobrir como melhorar a concentração é uma missão para todo estudante. Embora os benefícios sejam para todos, não dá para negar que uma boa dose de foco ajuda muito a intensificar o aprendizado e conseguir boas notas.

A grande questão é como fazer isso. Existem várias técnicas e dicas que podem contribuir, como escutar música na hora de estudar. O importante é conseguir adotar pequenas mudanças na rotina que sejam capazes de aumentar a sua produtividade.

O que muitas vezes passa despercebido é que a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo — e não uma vilã, como costuma ser considerada. Há diversos aplicativos úteis para quem quer ficar mais concentrado no dia a dia.

Esse é o seu caso? Então, confira as sugestões que reunimos a seguir!

1. Memorado

O aplicativo Memorado já reúne milhões de membros no mundo todo, oferecendo um método prático e divertido de impulsionar as capacidades cognitivas dos usuários.

O app contém vários jogos e desafios mentais que envolvem memória, concentração, raciocínio lógico, matemática, velocidade e outras habilidades. A proposta é desenvolver a mente ao vencer cada etapa, já que há mais de 420 níveis a serem vencidos.

Para completar a experiência e os benefícios, também são disponibilizados áudios de meditação e dados estatísticos para que cada um avalie seu desempenho (e identifique as necessidades de melhorias). A plataforma é gratuita, mas existe uma versão premium paga que oferece maior acesso e personalização.

2. Lumosity

Exercitar o cérebro é o objetivo do Lumosity, que atua como um treinador virtual de pessoas — e o melhor, gratuitamente. Em 10 anos, já são mais de 9 milhões de cadastros e depoimentos animadores.

A ideia é contribuir para a melhoria da performance cerebral por meio de exercícios que podem ser feitos a qualquer momento. O aplicativo foi desenvolvido por pesquisadores para oferecer vantagens como aumento da concentração e reforço das habilidades mentais.

3. Forest

Este é um app dedicado para quem sabe que precisa se concentrar mais nas tarefas do dia a dia, mas ainda não está fazendo isso por conta das distrações eletrônicas.

O Forest funciona como um jogo de fazer plantas crescerem, só que não é preciso realizar nenhum tipo de interação para que isso aconteça. Como assim? Ficando longe do seu smartphone, as plantinhas devem crescer cada vez mais.

Por outro lado, ele consegue perceber se você está sempre utilizando o seu celular e fazer com que isso acabe matando as plantas do seu jardim.

Enfim, é um jeito legal de cada pessoa se desafiar a deixar o telefone de lado por algumas horas. Lógico que o ideal é utilizar esse tempo para focar nos seus afazeres e aumentar sua produtividade. De qualquer forma, vale a tentativa de medir o quanto suas plantas estão crescendo ou não — e, a partir de então, tomar certas atitudes para reverter essa situação.

4. Freedom

concentração com apps

Mais uma alternativa gratuita para ficar livre das distrações da internet é baixar o Freedom. A principal função do app é limitar o acesso a outros aplicativos que são definidos pelo próprio usuário — tipo Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, jogos e outros.

Alguns detalhes para que funcione são: as configurações devem ser feitas em inglês e o dispositivo precisa estar conectado à internet. Ele pode ser usado em smartphones ou pelo navegador web.

Segundo a empresa, mais de 750 mil pessoas no mundo inteiro usam o recurso para melhorar o foco e a produtividade em seus cotidianos. Dentre elas, estão jornalistas, empreendedores, estudantes, professores e desenvolvedores que estão à procura de mais liberdade para trabalhar ou cumprir seu plano de estudos.

5. Streaks

O Streaks é um criador de lista de tarefas que promete ajudar as pessoas a manter bons hábitos — como melhorar a concentração e cumprir com todas as obrigações planejadas.

Cada um pode cadastrar até 12 atividades diferentes que pretende concluir nos próximos dias, estabelecendo algumas metas para si mesmo e contando com a ajuda do aplicativo para alcançá-las.

Com isso, a plataforma gera estatísticas das tarefas que estão sendo concluídas conforme o planejado e também das que não estão. Para facilitar o seu desempenho, o usuário pode programar lembretes para não esquecer dos seus compromissos.

Como o app é destinado para o sistema iOS, ele pode ser conectado ao Apple Watch e à parte de Saúde dos dispositivos para obter dados de caminhada, corrida e outras atividades físicas. Para quem deseja manter um estilo de vida mais saudável, essa pode ser uma boa solução.

6. Headspace

O poder de concentração não está ligado somente à capacidade de ser organizado ou vontade de se livrar das tentações que atrapalham o seu foco. Outras coisas podem contribuir para mantê-lo concentrado — e uma delas é o equilíbrio da mente.

Nesse sentido, a meditação e o Mindfulness são técnicas altamente recomendáveis. Logo, o Headspace surge com a proposta de incentivar essas práticas, oferecendo exercícios para controlar a respiração e meditar. Os maiores ganhos percebidos pelos usuários são: controle da ansiedade, redução do estresse e melhoria da concentração.

Vale dizer que não é preciso ter conhecimento no assunto, pois o próprio cofundador da empresa (o ex-monge Andy Puddicombe) guia os módulos. Há um pacote básico e gratuito, mas há outras opções mais avançadas e pagas.

7. NeuroNation

Outra possibilidade para treinar o seu cérebro é utilizar o NeuroNation, um app que foi desenvolvido com base em pesquisas científicas de diversas Universidades. Os especialistas responsáveis por sua criação incluíram até mesmo pílulas de dados relevantes sobre o sistema cognitivo para informar os usuários.

As atividades vão ficando mais difíceis à medida que o usuário avança nos desafios, sendo possível escolher treinos específicos ou testar o modo aleatório. O ideal é dedicar um tempo todos os dias (a empresa indica aproximadamente 10 minutos) para ter uma evolução mais significativa. Alguns dos resultados esperados são: conseguir pensar e ler mais rápido, melhorar a memória e a tomada de decisões.

Enfim, não há dúvidas de que contar com a tecnologia é um bom caminho para quem ainda não sabe como melhorar a concentração. Vale a pena explorar essas oportunidades e, conforme as suas necessidades específicas, ir além e pesquisar outras.

O que você está esperando para começar? Fique mais concentrado e potencialize os resultados do seu estudo! E, se você gostou das dicas, assine a nossa newsletter e aproveite as próximas publicações!

Conteúdo produzido pela UniNorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *