Com o fim do ano se aproximando, as pessoas começam a decidir as suas metas para o próximo ano. Nesse sentido, com a chegada de dezembro, é habitual que os vestibulandos estruturem os seus propósitos para estudar na faculdade dos sonhos.

Passar no vestibular é uma tarefa um tanto desafiadora, que exige muito esforço, concentração e dedicação. Desse modo, o estudante precisa se planejar para conquistar a tão sonhada bolsa de estudos. 

Por isso, se você deseja passar no vestibular em 2021, é importante que haja planejamento e preparo, e o estudante deve pensar em como vão ser os estudos nesse novo ano, de acordo com as suas prioridades.

Isso quer dizer que você deve levar em consideração qual instituição e graduação você quer fazer, bem como que é necessário elaborar um bom cronograma a ser seguido para melhor organização. Siga a leitura deste artigo para saber como se organizar!  

Como estabelecer metas para o futuro

Decidir as prioridades para o futuro é um passo importante na vida de uma pessoa. Logo, isso deve ser pensado com muita cautela e as atitudes precisam ser planejadas de forma ideal para que não haja remorso. 

Sendo assim, na hora de tomar uma decisão, é preciso se fazer algumas perguntas para que as metas sejam definidas de modo adequado, podendo ser:

  • O que quero estudar?
  • Como me preparar para as provas?
  • Quando devo dar os primeiros passos?
  • Por que me formar nessa área?

É importante definir o que você quer fazer, não importa se é a sua meta para o vestibular ou se é o sonho de abrir uma clínica de acupuntura. Em seguida, defina como você vai fazer. No caso do vestibular, isso está relacionado às provas. 

Sendo assim, o como é estudando para os exames. O próximo passo é definir quando, aqui você define o tempo para a sua meta, que pode ser no ano que vem ou daqui há alguns anos.

Por fim, defina o porquê, a razão, o motivo que está fazendo estabelecer isso como meta. Entenda as suas motivações, as suas inspirações e reflita se isso é realmente importante para seu objetivo de vida. 

Desse modo, respondendo a esses questionamentos, é possível estruturar as suas metas de forma adequada, e você consegue visualizar melhor as suas ações para o futuro. 

Além disso, com uma meta definida, é possível ter um direcionamento para a sua vida.

Nesse sentido, o ideal é que você estabeleça metas que sejam alcançáveis, assim, não se sentirá desmotivado no meio do processo. Isso porque se for algo muito complicado, você pode sentir que não está tendo progresso. 

Sendo assim, não defina como propósito construir um colégio particular se esse é um plano muito grande para você e difícil de alcançar a curto prazo. Defina metas possíveis, para que você não dê um passo maior do que as pernas. 

Como definir metas para o vestibular?

Se tratando do vestibular, determinar metas é imprescindível, uma vez que são elas que vão direcionar o seu planejamento de estudos e o seu foco para as faculdades. 

Desse modo, se você prestar vestibular para medicina, o foco é diferente de alguém que vai prestar para música, por exemplo. 

Portanto, é preciso estabelecer alguns objetivos para entrar na faculdade dos seus sonhos. 

Escolha o curso

Antes de fazer os exames, você deve decidir qual curso deseja fazer, já que as notas de corte para cada área são diferentes e isso pode afetar seus estudos. Fato é que escolher o curso é uma atividade complicada. 

Portanto, pesquise sobre os ramos que você tem atração, converse com amigos, parentes e alunos daquele curso para falarem com você sobre como é a área. Dessa maneira, você já conhece um pouco mais sobre o assunto. 

Além disso, pesquise o maior número de informações possíveis para que você não tenha nenhuma surpresa e também não desista no meio do curso, assim, você não vai precisar começar todo o processo novamente.

Escolha a universidade

A grade curricular de uma faculdade muda de uma para outra, por isso, é fundamental você escolher aquela que mais se adequa com os seus objetivos. Desse modo, uma dica é pesquisar a grade curricular nas plataformas da instituição. 

Também conheça as dependências físicas do lugar e as suas estruturas de laboratórios, para verificar se a qualidade corresponde às suas expectativas. Ademais, consulte o valor de mensalidades, qualidade de material de apoio e tudo o que a faculdade oferece. 

Portanto, com esses dois tópicos definidos, o estudante se prepara melhor para ter um desempenho apropriado nos seus planejamentos de estudos. 

Como tirar do papel os seus objetivos

Você já sabe como é importante definir as suas metas e já escolheu o curso e universidade ideal para você. Agora, é preciso criar um plano estratégico para que as suas metas sejam alcançadas.

Por isso, nesse momento, o planejamento é o seu melhor amigo. É ele que vai te ajudar a ter direcionamento e foco. Sendo assim, confira algumas dicas para fazê-lo de modo adequado:

1 – Elabore um planejamento de acordo com as metas

Se você deseja passar no vestibular de Biologia, por exemplo, a sua prova vai exigir que você saiba mais sobre esse tema. Por isso, no seu planejamento, essa disciplina deve ser priorizada.

Pensando nisso, você pode até mesmo usar uma agenda personalizada com nome para conseguir fazer anotações dos conteúdos e organizar melhor as disciplinas que serão estudadas. 

2 – Defina o que estudar

De acordo com os seus objetivos, você também vai precisar ter um foco, afinal, são muitas as disciplinas que caem em uma prova de vestibular e, por esse motivo, ter definido o que estudar vai te auxiliar – e muito. 

Aqui é o momento de dar preferência para matérias que têm peso mais alto e para aquelas que você não tem tanto conhecimento. 

Além disso, é nessa hora que você tem conhecimento sobre o que cai na prova. Sendo assim, enumere as matérias e veja quais são as que você entende, quais você tem dificuldade e quais são as mais importantes. 

Tudo isso vai ajudar na sua organização e nas prioridades das disciplinas. Aqui, você pode usar um banner acadêmico para que sua lista seja mais visual e você não se esqueça de nada. 

3 – Determine metas mensais e planeje o seu tempo

Dentre tantos conteúdos para aprender, é essencial que você estabeleça metas mensais. Isso ajuda na organização e na sua motivação, já que você vai sentir que está progredindo nos seus estudos. 

Para tanto, use um calendário com espaço para escrever, desse modo, você divide ao longo dos dias os conteúdos que deve estudar, definindo um limite de tempo para cada um.

Pode parecer muito assunto para pouco tempo de estudo, por isso, é fundamental que você planeje o seu tempo. Sendo assim, defina o tempo que você vai usar para cada disciplina, de acordo com as suas prioridades. 

Desse modo, use um carimbo empresa nas suas anotações para diferenciar as matérias e saber os horários que você precisa estudar. Use também despertador, assim, você garante que não vai ficar tempo demais estudando um mesmo assunto.

Além disso, você também pode planejar os tempos de descanso, horários das refeições e horas de lazer. Mesmo que o estudo seja uma prioridade, esses momentos de descanso são importantes para que você tenha um bom desempenho. 

Se sentir necessidade de procurar por ajuda profissional, pesquise em um cartão de visita psicologo para escolher um especialista que te ajude nesse momento. 

4 – Refaça provas antigas

Um bom modo para atingir as suas metas de vestibular é fazer provas anteriores, assim, você conhece o que geralmente cai nas questões e de que forma as perguntas se apresentam. É um bom jeito de se acostumar com o vestibular e o estilo de prova.

Por exemplo, se tornozeleira dourada feminina é um tema que em geral cai nas provas, fazendo simulados você reconhece de que forma isso é cobrado. Assim, você consegue estudar melhor tal assunto, sabendo no que focar. 

É fácil encontrar na internet as provas antigas dos vestibulares e seus gabaritos comentados. Por isso, reserve um tempo na sua agenda e simule a aplicação da prova, como se fosse o dia do exame. 

Controle e administre o seu tempo para que você consiga responder o maior número de questões em menor tempo. Para passar na prova, também é preciso ter estratégia e saber controlar o nervosismo e a ansiedade para responder todas as questões.

Da mesma forma, aplicando esse método você percebe quais são as suas dificuldades, a tempo de poder solucioná-las.

5 – Realize revisões

Faça revisões com regularidade para uma maior garantia de que não vai esquecer o assunto. Essas revisões podem ser algo simples, não sendo necessário ler todo o conteúdo novamente. 

De repente, você pode resolver uma lista de exercícios ou olhar as suas anotações. O interessante é que, semanalmente, se possível, você revise os conteúdos para que tudo fique “fresco” na sua memória. 

Com isso, fica claro que estudar para o vestibular pode ser uma tarefa complicada, mas seguindo as dicas aqui abordadas, é possível estabelecer uma rotina adequada e conquistar a meta de cursar a faculdade que sempre sonhou. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...