Minha prova é amanhã. Como estudar?

Confira 10 dicas para tornar seu estudo (e sua memorização) mais eficiente.

Minha prova é amanhã. Como estudar?

10 dicas para estudar na véspera da prova

Estudar na véspera da prova não é o ideal, o melhor é se programar com antecedência e seguir um cronograma de estudos bem organizado. Porém, nem sempre isso é possível. Às vezes é preciso se virar e aproveitar ao máximo os conteúdos revisados.

Confira 10 dicas para tornar seu estudo (e sua memorização) mais eficiente:
 

1. Antes de tudo, organize e separe os conteúdos que deverão ser revisados, sempre levando com consideração o tempo que você tem para estudar. Procure o equilíbrio: Se concentre de verdade, mas não exija demais do seu corpo. Nenhum exagero tem consequências positivas.

 

2. Priorize para as matérias que você já sabe, mas precisa de revisão. Em pouco tempo, é difícil você ter calma para aprender conteúdos novos. Dê preferência também aos assuntos que você tem certeza que cairão na prova – os professores vivem dando dicas. Siga-as!


“Pega a matéria da prova aqui”​

 

3. Estabeleça metas: seja por conteúdo ou tempo de estudo. Toda vez que você alcançar mais uma meta imposta, recompense seu corpo.

 

4. Nesse caso veja o que funciona melhor para você. Existem pessoas que preferem fazer uma pausa após o termino e conclusão de uma matéria específica, tem gente que opta por parar um pouco depois de determinado tempo de estudo (1 ou 2 horas). Essa pausa deve ser de no mínimo 10 minutos.

 

5. Trabalhe em função do seu corpo. Procure métodos que não exijam tanto esforço. Optar por videoaulas pode ser menos cansativo, já que conta com a explicação de uma outra pessoa e não precisa somente de sua leitura. Faça resumos e acompanhe as aulas fazendo algumas anotações.

 

6. Procure resolver alguns exercícios referentes aos assuntos estudados. Se tiver acesso à resolução, melhor ainda – desta forma, você confere se acertou ou identifica onde errou e porque cometeu esse erro.


“Acertei!”

 

7. Coma alimentos como a maçã. Eles possuem baixo índice glicêmicos e promovem energia por uma longa quantidade de horas.

 

8. Evite ingerir muita cafeína. Em excesso, ela pode gerar ansiedade e deixar o aluno ainda mais nervoso para o exame, com a sensação de estudar e não aprender nada.

 

9. Se existir essa possibilidade, dê uma olhada no material de estudo produzido por um colega e empreste o seu a ele. Confira se os pontos destacados por vocês são os mesmos e expliquem o conteúdo um ao outro.


“Grifei as partes importantes aqui”

 

10. Por fim, durma a quantidade de horas necessária para não forçar demais seu corpo – recomendamos no mínimo 6h. É durante o sono que o cérebro armazena o conteúdo e possibilita um melhor desempenho na avaliação. Aproveite também para ficar relaxado e, assim, resolver a prova com mais calma. 


“#partiuProva”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *