Para os pais: Como estimular meu filho a estudar?

7 dicas para motivar o estudo do seu filho

Para os pais: Como estimular meu filho a estudar?

7 dicas para motivar o estudo do seu filho

 

Convencer um jovem que ele deve estudar pode ser um grande desafio. Para isso, existem alguns truques.

Confira 7 dicas para fazer seu filho tomar gosto pelo estudo:

 

1. Jamais grite

A primeira coisa que os pais devem ter claro é que a primeira regra é não gritar com seus filhos no momento do estudo. É proibido. Nem sempre essa tarefa é fácil, pois eles costumam testar a tolerância. Quando isso acontecer, tente não demonstrar a alteração e respire fundo por alguns segundos.

2. Crie um ambiente descontraído

Para fazer isso, procure perguntar como foi seu dia na escola. Assim, ele vai contar sobre suas experiências, se “desarmar” quanto ao momento do estudo, você saberá os conteúdos que ele está vendo no colégio e muito mais. A proximidade se torna uma aliada e o aproveitamento pode ser maior em diversos aspectos.

3. Dê autonomia a seu filho

Lembre-se que são os filhos que devem estabelecer as metas. O papel dos pais é mostrar como eles podem atingir essa meta e quais os efeitos e as consequências dessa conquista. Essa autonomia promove ganhos tantos para os filhos – que desfrutam de maior liberdade –, quanto para os pais – que estimulam a responsabilidade dos jovens.

 

4. Estimule sua organização

O ambiente de estudos deve ser muito agradável. Pensando nisso, deixe que seu filho escolha quais materiais vai utilizar para estudar determinadas matérias. Deixe também que ele decore sua mesa do modo que preferir, com lembretes, fichas e etc.

 

5. Estabeleça uma rotina

Combine um horário diário a seguir contando as tarefas e revisões. No começo pode até ser um pouco cansativo, mas com o tempo o corpo vai se acostumando e se adaptando à rotina. Lembre-se que as pausas são importantes para os conteúdos serem fixados.

 

6. Confira se o estudo está sendo eficiente

Pergunte sempre a seu filho se ele possui alguma dúvida. Peça a ele para que te ensine também, assim ele vai contar tudo o que aprendeu. Dê ferramentas para ele fazer uma pesquisa de qualidade e o deixe pensar durante um tempo antes de explicar e resolver os problemas.

7. Faça passeios culturais

Sempre que tiver um tempo vá a museus, cinemas, teatros e outros eventos que acrescentem a sua bagagem cultural. Procure identificar o que seu filho mais gosta e explore esse universo. Por exemplo, existem pessoas que gostam de Mangá Japonês. Pergunte a ele sobre a história do Japão, guerras e grandes acontecimentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *