Dia Internacional da Mulher: qual a origem e o que esse dia significa?

Hoje, dia 8 de maço, é o Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher: qual a origem e o que esse dia significa?

 

Em 1910 aconteceu uma conferência na Dinamarca onde um dos temas debatidos foi a posição da mulher no mundo. Ficou decidido que, a partir daquele dia, a data 8 de março representaria o Dia internacional da Mulher.

Passou um tempo e a ONU reconheceu a data no Ano Internacional da Mulher, em 1975. Mas você sabe o que aconteceu para o dia 8 de março ficar conhecido como o Dia Internacional da Mulher?

A luta por igualdade, direitos, reconhecimento e valorização das mulheres teve vários eventos marcantes e ela continua forte até hoje. Um deles aconteceu no dia 8 de março de 1857, quando funcionárias da indústria têxtil de Nova Iorque fizeram uma greve pedindo melhores condições de trabalho, além de igualdade de direitos. A greve foi fortemente reprimida pela polícia.

Outros movimentos em prol de igualdade e mais segurança no trabalho aconteceram e a polícia continuou usando a violência para cessá-los. Até que, no dia 25 de março de 1911, cerca de 130 funcionários de uma fábrica de Nova Iorque morreram queimados, sendo que a grande maioria composta por mulheres.

O incidente trouxe a discussão novamente e o tema passou a ser visto com mais preocupação. Esse episódio provocou muitas mudanças nas leis trabalhistas para as mulheres norte-americanas.

O dia 8 de março, portanto, é uma data simbólica em homenagem aos movimentos que reivindicavam os direitos das mulheres. Além disso, é uma forma de apoio internacional para a luta da igualdade. A data foi criada não para celebrar, mas com o objetivo de lembrar, conscientizar e promover outros eventos como conferências, reuniões e debates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *