Quarentena: como manter a saúde mental na pandemia?

Diante da pandemia que estamos vivendo, ficar em casa é essencial para que o novo coronavírus seja controlado mais rapidamente, e assim, evitar que a doença seja proliferada. 

Entretanto, além dessa situação afetar a economia, autônomos e diversos comércios, também pode afetar a nossa saúde mental, uma vez que não podemos mais ver nossos parentes, amigos, voltar a nossa rotina e por aí vai.

Pensando nos impactos na saúde mental que a quarentena pode causar nas pessoas, separamos dicas muito importantes para que possamos passar por esse período com mais tranquilidade e sem comprometer o emocional. 

Vamos lá?

O que é quarentena?

Primeiro de tudo é importante que todos entendam o que é a quarentena e qual a importância dela para o momento.

A quarentena é a reclusão de pessoas para que se evite aglomerações, com o objetivo de desacelerar as contaminações de doenças altamente contagiosas, como é o caso do novo coronavírus.

Muitos estados brasileiros decretaram quarentena justamente com o objetivo que citamos. Na maioria das vezes a quarentena pode durar 40 dias, podendo ser prorrogado, caso haja necessidade. Na quarentena, os serviços considerados como não essenciais (bares, restaurantes, shoppings) podem ser fechados para evitar a aglomeração de pessoas.

Além disso, a quarentena também possui força de lei, podendo ser aplicado multa em casos de descumprimento. 

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

O Brasil vive uma quarentena ainda incerta quando se trata de dias necessários que teremos que ficar em casa. Isso pode gerar ansiedade e comprometimento da saúde mental.

Abaixo, veja dicas essenciais para esse momento tão difícil:

Estabeleça uma rotina

A quarentena não deve ser considerada como um período de férias, por isso é tão importante estabelecer uma rotina em casa, assim você pode manter seus estudos e a disciplina.

Primeiro estabeleça horários para acordar, tomar um café da manhã e nada de voltar para a cama para estudar lá, ok? Escolha um cantinho agradável para você colocar a matéria em dia.

Depois dos estudos procure fazer alguma atividade física dentro de casa ou alguma outra atividade que você goste muito de fazer. Uma boa dica é utilizar aplicativos para te auxiliar ou até mesmo vídeos no Youtube.

Com o tempo você vai se adaptando à nova rotina dentro de casa e isso vai ajudar você a manter o equilíbrio em tempos de quarentena. 

Evite ler e falar muito sobre a pandemia

O momento que estamos vivendo de quarentena por si só já gera muita ansiedade e angústias, e isso fica ainda mais intenso quando somos bombardeados por notícias em tempo real, matérias na internet etc.

É fundamental estarmos bem informados sobre a situação do Brasil e no mundo em relação aos avanços da pandemia, mas o excesso de informações pode mexer com a saúde mental e gerar pânico nas pessoas.

A principal dica para que isso não aconteça é evitar assistir noticiários o tempo todo, ficar atento às fake news e buscar fontes confiáveis, e também evite ficar muito tempo nas redes sociais, já que o assunto principal lá é o coronavírus. 

Além disso, procure falar sobre outros assuntos que você goste e ajude a sua família e amigos a manterem a calma e não alimentar o pânico e o nervosismo.

Faça coisas novas

Quantas vezes você adiou a vontade de praticar um exercício físico, ler aquele livro, aprender a cozinhar aquele prato que você viu na internet? Aproveite esse momento em casa e coloque mão na massa!

Insira na sua nova rotina essas atividades que você sempre teve vontade de fazer, mas não tinha tempo por conta da correria. 

Na quarentena diversos aplicativos de exercícios físicos, filmes e séries, yoga, cursos online entre outros estão gratuitos, aqui vão alguns deles:

Nike training Club

O Nike training é uma ótima opção para continuar malhando mesmo dentro de casa. O App está disponível gratuitamente para iOS e Android com diferentes modalidades de treino, desde os mais pesados aos mais tranquilos.

Yoga – Down Dog

Se você quer relaxar e se exercitar ao mesmo tempo, esse é o aplicativo perfeito. 

Com nota 4,8 nas lojas de aplicativos, o Dow Dog está oferecendo aulas gratuitas de Yoga até o dia 01 de Maio. Vale a pena experimentar!

Disponível para iOS e Android.

praticando yoga saúde mental

Udemy

Com cursos online focados em programação, a Udemy liberou diversos cursos de forma gratuita para quem quer estudar em casa na quarentena.

Use a tecnologia para se aproximar

Ficar distante dos familiares, amigos, colegas de trabalho não está sendo fácil para ninguém, mas não podemos esquecer que a tecnologia pode nos aproximar dessas pessoas!

Tire um tempo no seu dia e ligue para as pessoas que está sentindo saudade, faça chamadas de vídeo e até mesmo marque com seus amigos para fazerem uma chamada juntos, assim vocês podem matar um pouco a saudade!

Faça meditação online

Uma outra forma bem importante para manter a saúde mental na quarentena é praticando meditação. Existem alguns apps que oferecem meditação de forma gratuita, alguns deles são:

Headspace

O App dispõe de noções básicas gratuitas de meditação, dando importância aos benefícios que 10 minutos por dia meditando podem trazer à saúde. Quem quiser se aprofundar mais na meditação, o Headspace oferece planos mensais. Disponível para iOS e Android. 

Medita!

O App conta com mais de 60 aulas de meditação com diferentes focos, sendo alguns deles o mindfulness, orações e mantras, relaxamento, entre outros. 

5 minutos

O App criado pela ONG Mãos sem Fronteiras oferece 5 minutos de meditação diárias para relaxar a mente na correria do dia a dia. 

A meditação irá contribuir para o seu equilíbrio e relaxamento do corpo e da mente, além de diminuir o estresse e ansiedade. Após os estudos ou trabalho, pratique a meditação e fique mais tranquilo na quarentena!

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sua quarentena seja produtiva e com maior saúde mental! Se as suas aulas foram suspensas por conta do coronavírus, aproveite que o Stoodi está de portas abertas e continue seus estudos!

Campanha Always On Cadastros