Resiliência: o que é e como adquirir?

Saiba o que é resiliência, como adquirir e muito mais!

Resiliência: o que é e como adquirir?

Independentemente do momento em que estamos na vida, sempre haverá pressões tanto por conta de aspectos internos quanto externos. E é exatamente a maneira como lidamos com os pensamentos e comportamentos que explica a resiliência. Ela está presente justamente no saber agir de forma flexível e com bom senso, sempre usando estratégias que estejam alinhadas ao seu desenvolvimento.

Ficou interessado no assunto? Então, venha com a gente e veja, neste post, como enfrentar as adversidades impostas pela vida. Confira!

O que é resiliência?

Resiliência é um comportamento explicado pela forma como lidamos com os desafios e as pressões da vida. A resiliência é construída ao longo de muitos anos e de acordo com as nossas experiências, por isso ela faz parte do nosso universo cognitivo.

Sabendo-se que enfrentamos várias adversidades no dia a dia, como as pressões relacionadas ao Enem ou a outros vestibulares, o significado de resiliência está no fato de você saber lidar com as diferentes situações sem perder o autocontrole.

É preciso observar as circunstâncias, tendo sabedoria para conter as emoções ou simplesmente agir de forma amigável em um momento delicado. Esse equilíbrio entre sentir e agir só é possível por meio da resiliência.

Mas, qual a relação entre resiliência e a preparação para o Enem? Bom, seja na hora de escolher qual curso seguir, de elaborar o planejamento de estudos ou mesmo de se preparar adequadamente para a prova, é preciso ter autoconfiança e autoconhecimento. E é aí que a resiliência entra.

A resiliência está presente quando você entende a maneira mais adequada de lidar com seus sentimentos mesmo em um momento de estresse, quando a pressão por resultados começa a aumentar de todos os lados, provocando pensamentos disfuncionais.

Resiliência: significado

Do latim, o significado de resiliência é “voltar atrás”. Portanto, trata-se de um comportamento que faz um convite à reflexão, à análise de um contexto. Ela está pautada no otimismo e também na elaboração de um projeto de vida.

Ser resiliente é saber lidar com as pressões da vida sem se deixar abater, ou seja, ela faz parte das convicções de pessoas altamente eficientes e que sabem realizar o devido planejamento em busca de seus sonhos, como o ingresso em uma faculdade e até mesmo na hora de decidir qual profissão seguir.

Assim, o significado de resiliência é a capacidade de as pessoas lidarem com os seus problemas,superando as adversidades da vida de uma forma digna e consciente.

De um modo geral, a resiliência é uma espécie de caos pelo qual passamos em determinados momentos na vida para que tenhamos um certo alicerce para encararmos situações mais desafiadoras no futuro.

Assim, caso você não tenha um bom resultado em determinada empreitada, a resiliência será fundamental para uma autoanálise, ajudando você a perceber o que precisa melhorar e trazendo mais força para conquistas maiores.

Características

Entre as inúmeras características da resiliência, podemos citar a capacidade de adaptação e a flexibilidade para se manter estruturado diante de situações negativas ou que possam desestabilizar o emocional.

Além disso, não podemos deixar de citar empatia, disciplina, responsabilidade, foco, tolerância e interesse. São aspectos essenciais para a obtenção do sucesso, como a aprovação em um vestibular ou excelente pontuação no Enem.

Dentro desse espectro, existem várias características atribuídas a alguém que desenvolveu a resiliência, tais como as descritas a seguir. Confira!

Autoconfiança

Ser autoconfiante é primordial para você criar metas em sua vida, realizando pequenas conquistas no dia a dia em busca de um sonho maior.

Quem está envolvido em uma rotina de estudosnão pode se deixar tomar pelos pensamentos negativos, porque corre o risco de desanimar no meio do caminho. Portanto, a autoconfiança deve sempre se fazer presente.

Afinal, é um sentimento que alimenta positivamente a resiliência de quem está em busca da concretização de objetivos e metas. Trata-se de um ótimo comportamento a ser desenvolvido por quem está estudando para o Enem, pois quanto mais autoconfiante você estiver, maiores serão as conquistas.

Persistência

Dificilmente você conseguirá construir uma vida sólida e alcançar os seus objetivos e sonhos sem persistência. Desenvolvendo a resiliência humana, essa busca pelas metas fluirá melhor.

Portanto, mais do que ser resiliente, é preciso persistir. Assim, mantenha o foco sempre em mente e busque o autoconhecimento para não se abalar com as adversidades que a vida reserva.

Otimismo

Independentemente dos sonhos, todos nós vivenciamos uma trajetória nessa vida e temos a plena possibilidade de chegarmos no exato lugar que mais idealizamos.

Pessoas otimistas vivem com mais qualidade, são contagiantes e transmitem uma energia ímpar que só traz consequências positivas, ou seja, a resiliência se torna mais forte pelo fato de a sabedoria ser uma companheira do dia a dia.

Empatia

Só quem caiu, se ralou e levantou consegue entender alguém que está passando pela mesma situação. A empatia é isso. Muito além do que se colocar no lugar do outro, trata-se de uma capacidade de cada um ter um olhar menos discriminatório sobre o próximo.

Quando nos colocamos no lugar do outro e entendemos as experiências do dia a dia sob um outro ponto de vista, passamos a agir de modo resiliente.

Criatividade

A resiliência é uma prática de quem tem coragem de inovar, de fazer diferente, e por isso a criatividade está muito associada a ela. Inclusive, quem é criativo consegue ter mais insights para encarar os assuntos que estarão presentes no Enem com inteligência emocional.

Entrar em uma faculdade e construir uma carreira são projetos que, para serem concretizados, necessitam de obstinação e força de vontade para construí-los. Sem resiliência, nada seria possível, a começar pela manutenção de uma rotina de estudos.

Flexibilidade

Sem saber como lidar com as dores do outro e com as suas próprias, dificilmente alguém desenvolverá a resiliência de forma adequada. Por isso ela é tão necessária, pois permite que a pessoa tenha um comportamento adequado e saudável diante das mais variadas situações.

Como ser resiliente?

Frente a tudo que foi apresentado neste artigo, uma dica não pode fugir da sua mente: resiliência é ter equilíbrio. Não importa o que se apresente ao longo de sua vida, tenha determinação, entenda o seu passado e faça o melhor no presente para viver o seu futuro.

A resiliência é uma conquista de quem não se deixa intimidar por questões aleatórias e muito menos improdutivas. É uma vivência de quem sabe ser determinado e alicerçado em metas e objetivos. Quanto maior a sua capacidade de lidar com as pressões, maiores serão suas realizações.

Conheça suas potencialidades, busque o autoconhecimento e não se deixe levar por opiniões alheias. Enfrente seus medos, suas aflições e confie.

Por fim, saiba que a resiliência será sempre uma companheira para os mais diversos momentos da sua vida. Basta sabermos colocá-la em prática!

Conseguiu aprender um pouco sobre resiliência? Curtiu nosso post? Então continue com a gente e aprenda de uma vez como estudar para o Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *