Baseado em fatos reais, o filme mostra a luta das mulheres pela igualdade salarial  

Véspera de feriado e previsão de tempo apontando chuvas: esses e muitos outros motivos para assistir filmes durante o fim de semana.  A sugestão dessa semana vai ao encontro de toda a polêmica levantada pelo tema de redação do ENEM.

O longa metragem “Revolução de Dagenham”, de Nigel Cole, retrata a luta das mulheres pela igualdade salarial. O mais impressionante é que o filme é baseado em fatos reais:

Em 1968, algumas mulheres – que ainda eram minoria absoluta – revolucionaram o cenário fabril, decretando greve na unidade da Ford em Dagenham, na Inglaterra. Elas buscavam reconhecimento e melhorias nas condições de trabalho.

No filme, essa luta é encabeçada por Rita O’Grady (interpretada por Sally Hawkins). Ela, que inicialmente não era a líder sindical, foi a responsável por comandar as 187 operárias/costureiras em contraste a 55 mil trabalhadores homens da companhia.

Para isso, Rita conta com o apoio de Albert, um executivo que faz as negociações entre funcionários e empresa, e de Lisa Hopkins, uma mulher que trabalha na escola em que seu filho estuda.

Essa última estabelece importante relação com Rita, já que as duas deixam claro que a condição de discriminação da mulher no mercado de trabalho independe de nível de instrução e classes sociais.

Para ficar por dentro das teorias sociológicas e entender a relação do homem com o trabalho, assista a aula.

Banner Stoodi Med
Você pode gostar também

Links para Download dos Livros do Vestibular 2014/15

Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil acabam de ganhar uma mãozinha do Stoodi, plataforma online de vídeo aulas de preparação para o Enem e outros vestibulares. Antes de sair por aí comprando os livros importantes para as provas, que tal pesquisar os...
Leia mais

Qual o melhor método de estudo?

Descubra que tipo de aluno você é Existem diversas formas para estudar: por meio de leituras, produção de resumos, resolução de exercícios e outros. O que não paramos para analisar é como esses métodos podem facilitar a vida dos vestibulandos.  A memória reage de forma diferente aos tipos de estudo,...