Vale a pena estudar no feriado?

Veja como organizar seus estudos durante esse período

fonte: reprodução/divulgação

Falta menos de um mês para o dia do Enem, e ainda tem um feriado prolongado no meio do caminho. O que você acha melhor fazer? Aproveitar os dias mais tranquilos e descansar ou reforçar os estudos para a reta final? O Stoodi juntou algumas dicas de como é possível tirar bom proveito desses dias e se preparar para o grande dia.

 

É possível que, depois de um ano inteiro estudando e se preparando, você queira aproveitar o feriado e descansar, relaxar e esquecer um pouco de toda a pressão que envolve o Enem. Essa é uma reação natural, mas, faltando tão pouco para concluir o objetivo, relaxar totalmente e deixar os estudos de lado pode não ser o mais indicado.

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Se você teve um ano produtivo, focado e seguiu corretamente o seu Plano de Estudos, tem espaço para mais descanso durante o feriado. Por outro lado, se o Plano de Estudos ficou meio esquecido, se o conteúdo para a prova acumulou e você está atrasado, aí é hora de acelerar e recuperar o tempo perdido.

 

O feriado para quem está com o plano de estudos em dia

Você se planejou no início do ano, estruturou seu plano de estudos e seguiu à risca os passos estabelecidos. Isso fez com que boa parte do conteúdo programado fosse coberto dentro do prazo, deixando você praticamente preparado para arrasar no Enem. Essa organização permite a você ter um tempo livre no feriado para descansar e ter momentos com a família e amigos.

Nesse caso, deixar de estudar por um ou dois dias não irá interferir de maneira significativa no seu rendimento durante a prova, até porque a essa altura você já passou pelos principais conteúdos e já se encontra em época de iniciar revisões para reforçar tudo o que foi visto durante o ano.

 

Se para você é importante estudar um pouco todos os dias para se sentir seguro e ficar com aquela sensação de que está fazendo sua parte do jeito certo, reserve metade do dia ou períodos de 2 horas para estudar algo importante. O período de descanso e descontração é importante para manter o ânimo, recarregar as energias e descansar sua mente para absorver mais informações. Por isso, não pule essa etapa.

O feriado para quem está com o plano de estudos atrasado  

Se o seu caso é o contrário, deixou o plano de estudos meio de lado e o conteúdo se acumulou durante o ano, o feriado é uma boa época para tentar recuperar um pouco do tempo perdido. É preciso ter consciência de que não é possível estudar a matéria de um ano todo em apenas 4 dias. Tentar fazer isso é abrir espaço para a frustração entrar.

 

Para tirar o melhor proveito do tempo disponível no feriado, é essencial fazer um planejamento do que será estudado, e estabelecer horários que precisam ser cumpridos para otimizar o estudo. Faltando menos de um mês para o Enem, o ideal seria reforçar matérias que você já manda bem e deixá-las na ponta da língua.

Tentar estudar conteúdos que você não deu atenção o ano todo e aprendê-los em cima da hora pode não ser uma boa ideia. O processo de aprendizado consome um tempo de dedicação, por isso, para não se sentir pressionado e acabar usando o tempo de forma ineficaz, foque sua atenção em temas já estudados antes.

Então vamos com calma e de forma planejada, combinado?

 

Se eu for viajar, vale a pena estudar?

Sempre que um feriado se aproxima, a vontade de viajar e relaxar geralmente aparece. Mas e quando a prova mais importante do ano está chegando, o que fazer? Aqui a ideia é a mesma, se você está com o plano de estudos em dia, pode optar por não estudar durante o feriado e aproveitar para descansar. Assim como também pode reservar um tempo da viagem para rever algum conteúdo que precisa ser reforçado.

Se você está com a matéria atrasada, mas recebeu um convite de viagem, fica calmo. Não é preciso abrir mão do lazer e do descanso. Mas você precisa separar um tempo durante a curtição para poder estudar e tentar ficar em dia com parte das matérias que caem no Enem. Mas tente não levar todo o material na viagem, é muito difícil que você tenha tempo para ver tudo. Separe o material estritamente necessário para que seja um estudo direcionado.

 

O professor de filosofia do Stoodi, Eduardo, separou dicas legais para você aproveitar bem o tempo do feriado para estudar.

Bom descanso e bons estudos!