Vestibular de Medicina: seja aprovado na faculdade dos seus sonhos!

Para conseguir cursar medicina, entenda quais são os itens mais pedidos nos principais vestibulares de medicina do país! Rumo à vaga na universidade!

Vestibular de Medicina: seja aprovado na faculdade dos seus sonhos!

Medicina é uma das carreiras mais concorridas em todos os vestibulares do país — tanto em instituições públicas quanto em particulares. Quem tem interesse e vocação para ser médico deve estar disposto a enfrentar maratonas intensas de estudos e provas.

Por isso, a preparação para enfrentar toda a concorrência deve ser cuidadosa e bem planejada. É essencial, então, ter um cronograma de estudos para o vestibular de Medicina. Só assim você terá uma organização adequada para estudar todas as matérias, dando foco para as disciplinas específicas.

Neste post, você vai saber com mais detalhes como se organizar para passar no vestibular de Medicina. Venha com a gente para saber mais!

O que estudar para o vestibular de Medicina

Para se preparar da melhor forma possível, é fundamental saber o que estudar para o vestibular de Medicina. Quem vai dizer isso é o manual do candidato de cada Instituição de Ensino Superior (IES): lá estão descritas as disciplinas que vão aparecer nas provas e em que formato (múltipla escolha ou dissertação, por exemplo).

É o edital que especifica quais matérias estudar para vestibular de Medicina e o conteúdo que será abordado na prova. Concentre-se em estudar apenas esse material, mas faça-o com planejamento: embora todo conteúdo seja útil, não adianta levar tempo para entender algo que não é necessário nesse momento. Lembre-se: seu objetivo é passar no vestibular de Medicina.

Para determinar as prioridades na hora de estudar, avalie o peso de cada disciplina: isso pode ajudar a garantir a aprovação. Tenha em mente que, quanto melhor o desempenho em disciplinas com peso maior, mais alta vai ser a pontuação final.

Lembre-se, entretanto, de não negligenciar as demais disciplinas. Como a nota de corte para esse curso é muito alta, uma única questão — mesmo que não tenha peso alto — pode ser o que garante ou não a aprovação do candidato.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A seleção tem duas fases. Na primeira, são 90 questões objetivas comuns a todos os cursos. É possível incluir o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na composição da nota dessa fase. A segunda fase leva três dias. No primeiro, é preciso desenvolver dois textos e responder a 6 questões de língua portuguesa e literatura. O segundo tem matemática, geografia e história. Já o terceiro avalia biologia, química e física.

Para o curso de Medicina, língua portuguesa, literatura e biologia têm peso 3, matemática, geografia e química têm peso 2, e história e física têm peso 1. Vale a pena, então, se concentrar nas três primeiras. É preciso ficar atento aos livros de literatura essenciais (descritos no edital) e, em biologia, dominar bases moleculares e celulares, hereditariedade, evolução, meio ambiente e saúde humana.

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

A Unifesp tem duas fases, mas para a primeira é considerada a nota do Enem. Já a segunda fase é composta de dois dias: no primeiro são 30 questões de múltipla escolha de português, 15 de inglês e uma redação. No segundo, as questões são dissertativas: 5 de matemática, 5 de física, 5 de química e 5 de biologia.

É preciso, então, se concentrar na prova dissertativa. Veja, a seguir, o que foi exigido em cada uma delas:

  • biologia: biologia celular, seres vivos e evolução;
  • física: mecânica, termodinâmica, eletricidade, óptica e ondas;
  • matemática: conjuntos numéricos, polinômios, álgebra, análise combinatória, probabilidade, matrizes e geometria;
  • química: transformações, materiais, água, energia e carbono.

Universidade de São Paulo (USP)

Organizado pela Fuvest, o vestibular da USP tem duas fases. A primeira tem 90 questões objetivas (comuns a todos os cursos) e a segunda tem três dias de provas dissertativas. No primeiro dia, são 10 questões de interpretação de texto em português e uma redação. O segundo dia tem 16 questões interdisciplinares iguais para todos os candidatos. Já no terceiro dia, são 12 questões de acordo com a área escolhida por ele.

A USP tem três unidades que oferecem o curso de medicina. No ano passado, as faculdades de Ribeirão Preto e Bauru deram ênfase a geografia, química e biologia. Já em São Paulo, a prova específica destacou física, química e biologia. Os conteúdos abordados são:

  • física: energia, mecânica, universo, sistema solar, ondas, som e luz;
  • biologia: biologia celular, DNA, evolução, vírus, bactérias, botânica, animais e seres humanos;
  • geografia: geopolítica, espaço geográfico brasileiro, planeta Terra, meio ambiente, representação do espaço geográfico;
  • química: transformações químicas, materiais, água, energia, compostos orgânicos.

Provas de vestibular de Medicina

Além de saber as disciplinas que devem ser estudadas, vale conferir provas de anos anteriores e resolver as questões. Assim, é mais fácil entender o grau de exigência dessas avaliações e analisar se seu nível de preparação está compatível com a necessidade.

É possível encontrar, na internet, provas de vestibular de Medicina para baixar. Elas são um excelente recurso para quem quer estudar com material mais prático: afinal, é comum que as instituições sigam uma mesma linha ao preparar as provas para os candidatos ano após ano.

Vale a pena observar as provas de anos anteriores da Unicamp, da Unifesp e da USP. Como são as mais concorridas do país, elas oferecem um bom embasamento para qualquer vestibular que o candidato queira prestar.

Simulado para o vestibular de Medicina

Algumas instituições oferecem simulados para que os candidatos possam testar seus conhecimentos. O simulado do Enem do Stoodi, por exemplo, é uma boa ferramenta para quem vai fazer essa prova. O simulado para o vestibular de Medicina deve ser feito com frequência para que o candidato se habitue ao formato.

Curso online para vestibular de Medicina

aula de rescussitar vestibular medicina

Quem está em busca de um curso para se preparar para o vestibular de Medicina 2018 tem várias opções disponíveis, tanto on quanto offline. O Intensivo Enem 2018 do Stoodi é um deles: trata-se de um curso online, com início em setembro, para ajudar quem quer saber o que cai no vestibular para Medicina.

Se você está em dúvida se um curso online pode ser útil para o seu caso, passe no blog do Stoodi e veja os depoimentos de alunos que foram aprovados nos cursos que escolheram. As histórias deles podem servir de inspiração para você começar a se preparar para as provas do vestibular.

Vestibular Medicina 2018

Mesmo que o candidato escolha os vestibulares de Medicina menos concorridos, vai precisar de dedicação para realizar esse sonho. E se, por outro lado, escolher um dos melhores cursos do País, não há milagre: o planejamento dos estudos é essencial para atingir esse objetivo.

Atualmente, os vestibulares mais concorridos são os da Unicamp (278,9 candidatos por vaga), da Unifesp (125 por vaga) e da USP (75,58 concorrendo a cada vaga). Os menos concorridos incluem as Faculdades Integradas Padre Albino (Fameca), com 27,50 por vaga, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), com 27,70 concorrendo a cada vaga, e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que tem 41,79 disputando cada vaga.

Inscrições abertas

Já há vestibulares de Medicina com inscrições abertas em todo o País: em algumas escolas, a prova está marcada para setembro. Para se adiantar, escolha suas instituições preferidas e busque saber se já é possível fazer a inscrição. Veja, a seguir, quais faculdades inscrições abertas em 2018:

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas e Belo Horizonte (MG)

  • Inscrições até 17/09 e prova em 23/09

Faculdade Barão do Rio Branco (UNINORTE), Rio Branco (AC)

  • Inscrições até 25/09 e prova em 29/09

Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto (SP)

  • Inscrições até 21/09 e prova em 30/09

Faculdade de Medicina de Petrópolis – Fundação Otacílio Gualberto (FMP), Petrópolis (RJ)

  • Inscrições até 10/09 e prova em 30/09

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo (SP)

  • Inscrições até 04/09 e prova em 30/09

Universidade Positivo (UP), Curitiba (PR)

  • Inscrições até 24/09 e prova em 30/09

Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca (SP)

  • Inscrições até 20/09 e prova em 10/10

Centro Universitário das Faculdade Associadas de Ensino (FAE), São João da Boa Vista (SP)

  • Inscrições até 29/09 e prova em 14/10

Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Santos (SP)

  • Inscrições até 16/09 e prova em 14/10

Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Bernardo do Campo, São Paulo, Mauá, Osasco e Guarulhos (SP)

  • Inscrições até 04/10 e prova em 19/10

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas (SP)

  • Inscrições até 23/09 e prova em 20/10

Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA), Valença (RJ)

  • Inscrições até 08/10 e prova em 21/10

Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG), Manhuaçu (MG)

  • Inscrições até 10/10 e prova em 21/10

Faculdade de Medicina de São Francisco de Barreiras (FASB), Barreiras (BA)

  • Inscrições até 15/10 e prova em 21/10

Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina (PR)

  • Inscrições até 05/09 e prova em 21/10

Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR), Rio Claro (SP)

  • Inscrições até 20/09 e prova em 24/10

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas (SP)

  • Inscrições até 31/08 e prova em 18/11

Faculdade Santa Marcelina (FASM), São Paulo (SP)

  • Inscrições até 31/10 e prova em 20/11

Universidade de São Paulo (USP), Bauru e São Paulo (SP)

  • Inscrições até 14/09 e prova em 25/11

Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista (RR)

  • Inscrições até 06/09 e prova em 25/11

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus (AM)

  • Inscrições até 03/09 e prova em 02/12

Resultado do vestibular de Medicina

O resultado do vestibular de Medicina é apresentado pelas instituições de ensino em seus sites na data estabelecida no edital do vestibular. Para quem faz o Enem, o processo deve ser acompanhado pelo site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para as respectivas chamadas e instituições selecionadas.

Quer intensificar sua preparação para os vestibulares de Medicina 2021? Então venha para o Stoodi! Criamos um plano chamado StoodiMed focado em ajudar todos que querem estudar Medicina. Conheça as vantagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *