Como se escreve 600 por extenso?

 

Se tem algo que causa ainda muita confusão na cabeça das pessoas é a escrita de numerais, principalmente nas formas por extenso. São raros os momentos em que isso é necessário no dia a dia, o que faz com que fiquemos enferrujados e sujeitos a erros.

Um dos casos mais comuns é o do número 600. Siga a leitura e veja como escrever corretamente por extenso!

Seissentos ou seiscentos?

A forma correta de se escrever o numeral 600 por extenso é seiscentos, com “s” e “c”. Dessa forma, a grafia “seissentos” está incorreta e não deve ser utilizada.

O numeral cardinal 600 (seiscentos) é o equivalente de seis centenas, ou seis vezes cem. Pode ainda ser lido como seiscentas unidades.

“Seiscentos” pode ainda ser utilizado como um substantivo masculino em referência aos acontecimentos artísticos, culturais e literários que ocorreram no século XVII. Apesar da forma e do significado serem muito pouco usuais, a ortografia admite essa utilização, sendo que, nesse sentido, deve ser grafado com a letra s maiúscula, em Seiscentos.

Uma boa dica para memorizar a forma correta de se escrever 600 por extenso é pensar no seu significado de seis centenas. Dessa maneira, separando a palavra em “seis” e “centos”, entendemos que a junção se refere a seis vezes uma centena (ou um “cento”).

Exemplos do uso de “seiscentos”

Alguns exemplos da correta utilização do termo “seiscentos”:

  • Você já pagou nosso aluguel? Precisamos quitar nossa dívida de seiscentos reais!
  • Um pescador americano abateu um tubarão enorme de seiscentos quilos!
  • Você sabe quais são os escritores mais famosos do Seiscentos?

E aí, gostou de tirar essa dúvida? Fique por dentro do processo de formação de palavras e saiba mais sobre o assunto!