A vontade ou à vontade: é com ou sem crase?

 

Você está à vontade para responder perguntas sobre a Língua Portuguesa? Como estão os seus conhecimentos? O uso da crase é uma das regras que mais gera dúvidas na cabeça das pessoas, ainda mais com a chegada do Novo Acordo Ortográfico, em 2009.

A vontade ou à vontade? A segunda é uma expressão que nós usamos com grande frequência quase todos os dias. E, muito provavelmente, seu uso será craseado. Já a vontade é a junção do artigo a + o substantivo vontade. Quer saber como usar? Então continue lendo este post!

À vontade: significado

À vontade é uma locução adverbial, que tem a mesma função de um advérbio: alterar o sentido de um verbo. É muito utilizada para indicar descontração, relaxamento. “Ficar à vontade” é uma expressão que usamos para deixar alguém confortável.

Exemplos do uso de à vontade

  • Fique à vontade para pegar quanto sorvete quiser!
  • Beber água à vontade é a melhor dica para se manter saudável.
  • Sinta-se à vontade para me perguntar o que quiser, estou à disposição.

À vontade: desinibição

A expressão à vontade também pode funcionar como uma locução substantiva atuando, nesse caso, como um substantivo. Antes do Novo Acordo Ortográfico, era grafada com hífen (à-vontade). Nesse caso, é sinônimo de desinibição.

A vontade

Já a sequência a vontade, grafada sem hífen ou crase, também existe, mas deve ser utilizada em um contexto completamente diferente. Ou seja, não funciona como uma locução adverbial utilizada para trazer conforto.

Assim, se refere apenas à palavra vontade, podendo ser utilizada de maneira independente, como em:

  • A vontade dele era grande, mas não conseguiu passar na prova.
  • Ela tinha a vontade de cursar medicina, mas suas notas não foram suficientes para passar no vestibular.

E aí, está à vontade para tirar mais dúvidas como essa? Então fique ligado para outros posts no Blog do Stoodi! Confira também nossas videoaulas e exercícios sobre português!