Abreviação de Vossa Senhoria e de Vossa Excelência: como se escreve?

Na hora de abreviar Vossa Excelência e Vossa senhoria, você sabe como? Descubra aqui!

Abreviação de Vossa Senhoria e de Vossa Excelência: como se escreve?

Na Língua Portuguesa existem alguns pronomes de tratamento, conhecidos como axiônimos. Esses pronomes são muito utilizados em situações de grande formalidade, geralmente quando se dirige a pessoas que ocupam cargos socialmente importantes.

Vossa Senhoria e Vossa Excelência são exemplos de pronomes de tratamento utilizados neste tipo de situação. Na forma escrita, porém, podem gerar algumas dúvidas, principalmente em suas flexões abreviadas. Continue lendo e descubra como abreviá-las!

Vossa Senhoria: significado

Vossa Senhoria é um pronome de tratamento, que deve ser abreviado como V.S.ª quando necessário. Deve ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos, geralmente em situações formais, quando nos dirigimos a pessoas com grande prestígio social. Pode ser utilizado para vereadores, chefes, secretários e diretores de autarquias.

Também é utilizado em textos escritos de maneira formal e oficial, como correspondências, ofícios, requerimentos e documentações.

Exemplos do uso de “Vossa Senhoria”

  • Infelizmente, V.S.ª não foi capaz de cumprir as promessas feitas na campanha eleitoral.
  • Venho por meio desta informar que V.S.ª se encontra com débitos em atraso.

Vossa Excelência: significado

Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V.Ex.ª. Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade. É direcionado para o Presidente da República, ministros, senadores, embaixadores e outros altos cargos.

Importante ressaltar que, quando utilizado para se referir ao Presidente da República, o pronome não deve ser abreviado.

Exemplos do uso de “Vossa Excelência”

  • Vossa Excelência estará presente na cerimônia de premiação.
  • Lamentamos informar que V.Exª, o senador João, faleceu na noite de ontem.

Gostou do nosso post? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português! Cadastre-se grátis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *