Analogia: o que significa, exemplos e mais!

 

Quem está estudando para o Enem e se preocupa em tirar uma boa nota em Redação precisa saber da importância de ampliar o vocabulário e sair do lugar comum. Que tal incluir a palavra analogia e saber usá-la corretamente? Venha que o Stoodi mostra!

O que é analogia?

A definição de analogia remete à semelhança entre coisas ou fatos, e a palavra pode ser usada em vários contextos, como jurídico, científico, linguístico e filosófico (desde que tenha por base a ideia de relação de semelhança).

Significado da palavra

A origem da palavra é latina: analogia, -ae. Seu significado era proporção, semelhança, simetria.

A analogia pode significar, como dito, uma relação de semelhança; análogo é parecido, afim, que se funda ou se baseia em algo semelhante.

Também se chama analogia o processo de formar palavras a partir de outras já existentes. Por exemplo, quando a criança pronuncia “fazeu” por analogia a outros verbos que já conhece, como comeu.

Analogia: sinônimo

Podem ser utilizadas as seguintes palavras:

  • paridade;
  • parecença;
  • equivalência;
  • correspondência.

Analogia: exemplos

Veja como a palavra é usada em frases:

  • a ministra fez uma analogia para falar de sustentabilidade;
  • o presidente usou uma analogia ao casamento para falar do ministério.

Tipos de analogia

Esse é um termo que tem várias acepções em diferentes áreas. Existem analogias no Direito, na Filosofia, na Linguística e até nas Ciências Biológicas. O que elas têm em comum é a ideia básica de aproximação e semelhança. Veja algumas!

Analogia do Direito

Quando surge um caso não previsto na lei, a saída é recorrer à norma jurídica disciplinadora de casos semelhantes, ou seja, análogos.

Analogia em Biologia

Na Biologia, trata-se de “semelhança funcional entre órgãos de diferentes estruturas e origens embriológicas” (Dicionário Houaiss). Por exemplo, as asas de inseto e as asas de aves são originadas de forma diferente, mas são análogas, pois têm a mesma função: possibilitar o voo.

Já a homologia corresponde à semelhança entre estruturas de mesma origem embrionária, como o braço do homem e a pata do cavalo. Assim, homologia e analogia constituem a base para o estudo da evolução dos seres.

Gostou de aprender mais uma palavra? Então, que tal continuar incrementando seu vocabulário? Saiba também o significado de misógino e faça os exercícios de Português da nossa plataforma!