Área do triângulo: como calcular?

 

É preciso brilho nos olhos para conquistar aquela vaga de emprego.

Se você compreendeu o significado da frase acima, já sabe o que é um jargão. Nesse caso, um jargão popular, de fácil compreensão.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa expressão tão utilizada.

Jargão: significado

Jargão é uma frase, expressão ou palavra que define algo específico de um grupo profissional, social ou cultural. São os bordões ou mesmo elementos técnicos utilizados no ambiente corporativo.

Em geral, algumas áreas, como o Direito e a Tecnologia da Informação (TI), utilizam mais jargões do que outras, dificultando o entendimento dos conceitos por parte da maioria das pessoas.

Jargão: sinônimos

Normalmente, o jargão é utilizado em um contexto específico e só as pessoas que fazem parte dele entendem. Trata-se de uma espécie de código, compreendido por determinados grupos. Existem alguns sinônimos para jargão, confira:

  • dialeto;
  • gíria;
  • linguajar.

Exemplos de jargão

Existem diversos exemplos de jargão. Veja se conhece alguns dos jargões listados a seguir:

  • peticionar — termo utilizado por advogados para dizer que vão entrar com uma ação;
  • chorar pitangas — expressão utilizada para mostrar sofrimento, remetendo à cor vermelha dos frutos (lágrimas de sangue);
  • a expressão brilho nos olhos, que abre esse artigo — significa que a pessoa tem motivação;
  • startar — no universo corporativo, costuma se referir ao início de uma nova atividade ou negócio;
  • os olhos da cara — indica algo que tem preço elevado;

Jargão popular

Como você notou, existem jargões específicos em várias áreas. Médicos utilizam tais expressões para explicar problemas ou tratamentos, contadores têm seu linguajar próprio, assim como os adolescentes se comunicam de forma peculiar.

Os jargões populares já alcançaram o senso comum e são compreendidos pela maioria das pessoas. Pagar o pato ou colocar panos quentes em uma situação complexa são exemplos disso.

Agora que você já entendeu os jargões populares é hora de queimar as pestanas e estudar outras figuras de linguagem que podem ser abordadas nas provas. Confira também nossas aulas de literatura!

Área do triângulo: como calcular?

A área do triângulo é cobrada em diversos vestibulares, já que é um conceito-base do Ensino Médio.

Pensando em ajudá-lo a conquistar a tão sonhada vaga na graduação, desenvolvemos este artigo com as principais explicações sobre o cálculo da área do triângulo. Boa leitura!

Como calcular área do triângulo?

A área do triângulo é calculada por meio de uma fórmula, que multiplica a base pela altura e divide o valor por dois:

A=b.h/2

Embora seja a fórmula mais utilizada, é importante lembrar que existem diferentes tipos de triângulos e, por consequência, variadas formas de calcular suas áreas. A seguir, você pode conferir como.

Área do triângulo equilátero

O triângulo equilátero apresenta seus lados e ângulos internos com a mesma medida, ou seja, congruentes. Via de regra, as perguntas do vestibular só disponibilizam a medida do lado do triângulo, sendo necessário realizar o Teorema de Pitágoras para identificar a medida da altura e, então, aplicar a fórmula original.

Área do triângulo retângulo

Diferentemente do equilátero, o triângulo retângulo apresenta um ângulo reto e dois agudos. Justamente por isso, a sua altura sempre coincide com um dos lados e, então, precisamos utilizar o Teorema de Pitágoras novamente para encontrar sua medida.

Área do triângulo isósceles

Já o triângulo isósceles tem dois lados com dois ângulos internos congruentes. Sendo assim, a sua área é calculada a partir da fórmula básica que apresentamos no início deste artigo.

E mais, a regra da aplicação do Teorema de Pitágoras para descobrir a medida da altura é válida nesse caso também, ok?

Área do triângulo escaleno

Por fim, o triângulo escaleno tem todos os lados e ângulos internos diferentes. Por isso, o seu cálculo é mais complexo e precisa do auxílio da trigonometria, calculando o seno e cosseno dos ângulos para encontrar a área do triângulo.

Você percebe que saber calcular a área do triângulo é importante para ter bons resultados no vestibular? Afinal, é um tema bastante comum que pode surgir inclusive em questões discursivas. Aproveite para revisar o conteúdo com nossos exercícios!