Existem certas palavras na Língua Portuguesa que possuem grafias semelhantes, sonoridades próximas, mas significados completamente diferentes. São conhecidas como palavras parônimas.

Este é o caso das palavras assento e acento. Você sabe quando utilizá-las corretamente? Continue lendo este post para saber mais!

Diferença entre acento e assento

Assento ou acento? Tanto a palavra acento quanto a palavra assento estão corretas e existem no vocabulário em português. Ainda que possuam a mesma pronúncia, o significado é bastante distinto, já que uma faz referência a um sinal de gráfico de acentuação e a outra diz respeito a um banco ou cadeira.

Significado de acento

Acento é um substantivo e se refere a um sinal gráfico que, na escrita, assinala uma sílaba tônica. São conhecidos como diacríticos, uma vez que alteram o significado dos símbolos (no caso, as letras e sílabas).

Além desse significado, acento pode ainda se referir ao tom de voz da população de uma determinada região, como um sotaque, ou mesmo um destaque dado a algo.

Exemplos do uso de acento

Abaixo, alguns exemplos com o uso da palavra acento:

  • Você sabia que toda palavra proparoxítona precisa levar um acento?
  • De onde ele é? O acento de sua voz é peculiar.
  • Ônibus é uma palavra que precisa ser escrita com acento circunflexo.

Significado de assento

Por sua vez, assento é um substantivo que se refere a um local ou objeto no qual seja possível se sentar, como assento de cadeira. É possível que indique também uma base segura para alguma coisa, além de se referir às nádegas (ou a parte da roupa que as cobrem).

Apesar de menos conhecido, assento também tem como significado um registro ou declaração oficial, além de juízo e prudência ou mesmo paz de espírito.

Exemplos do uso de assento

Abaixo, exemplos do uso de assento:

  • Hoje, no ônibus, cedi meu assento para a senhora idosa.
  • O assento dessa cadeira está sujo. Cuidado!
  • Não encontro meu assento no cinema.

Curtiu o post? Tirou suas dúvidas? Aprendeu a usar corretamente o ss” e o “c nessas palavras? Então continue de olho para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios feitos especialmente para você mandar bem no português!

0 Shares:
Você pode gostar também
Onde ou aonde: qual devo usar?
Leia mais

Onde ou aonde: qual devo usar?

Conheças algumas dicas que vão acabar com suas dúvidas     As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes. Os termos onde e aonde são advérbios que indicam lugar, isso quer dizer que essas palavras atribuem uma característica diferente aos verbos que se referem aos locais....