Cetona: grupo funcional

 

Com certeza, você já ouviu falar na cetona, certo? Amplamente estudada em Química, esse composto é um dos que mais aparecem nos vestibulares, já que são importantes elementos para as reações químicas.

Neste minipost, você pode conferir as principais informações sobre esse grupo funcional. Boa leitura!

O que é cetona?

As cetonas são compostos químicos que carregam consigo uma carbonila no meio da cadeia, isto é, um átomo de carbono fazendo uma ligação dupla com um átomo de oxigênio, assim como outras ligações com diferentes elementos.

Cetonas: nomenclatura

Por apresentarem vários tipos de elementos em uma mesma cadeia, as cetonas têm muitas nomenclaturas. Via de regra, elas são definidas por um prefixo — di, tri ou tetra —, tipo de ligação e o sufixo “ona”.

Por exemplo, a cadeia H3C — C = O — CH3 deve ser chamada de dimetil-cetona ou cetona dimetílica, em função dos tipos de ligação que acontecem.

Propriedade das cetonas

Quando a cetona apresenta uma cadeia menor, isto é, de até dez átomos de carbono, ela é líquida e menos densa que a água, desde que em condições ambientes. Todas que fogem dessa regra são sólidas e insolúveis.

Aplicação das cetonas

No início deste minipost, comentamos que elas estão sempre presentes no nosso cotidiano, não é mesmo? A mais conhecida de todas é a acetona — quimicamente chamada de propanona —, utilizada para retirar a tintura do esmalte das unhas. Ainda, existem outros tipos que estão presentes nos medicamentos, solventes de tintas e preparação de sedas.

Corpos cetônicos

Você sabia que as cetonas estão presentes no nosso organismo? Nesse caso, elas são formadas como corpo cetônico, isto é, três substâncias originadas da quebra dos ácidos graxos que acontece no fígado. Assim, elas são utilizadas como fonte de energia para o coração, cérebro e tecido muscular.

Entender o que é cetona e a sua importância para nós é um passo fundamental nos seus estudos. Lembre-se de revisar bem o conteúdo para fixá-lo e garantir excelentes resultados no vestibular, ok?

Agora que você já conhece a cetona, aproveite para organizar seus estudos com Plano Stoodi e garanta sua vaga na faculdade!