Cobra: entenda mais sobre esse animal!

 

As cobras são animais comuns nos países tropicais e, por isso, podem aparecer nas questões dos grandes vestibulares, principalmente para contextuar algum tema atual. Assim, identificar os diferentes tipos de cobra e suas principais características é fundamental para garantir um bom desempenho nos exames.

A seguir, você pode conferir as principais informações sobre esses répteis. Boa leitura!

Tipos de cobras

Existem diversas espécies de cobra, desde venenosas até as não peçonhentas. Saber identificar os diferentes tipos e suas principais características é fundamental para mandar bem nos vestibulares. Confira nossa lista das cinco cobras mais perigosas no mundo:

  • taipan;
  • cascavel;
  • cobra-da-morte;
  • víboras;
  • naja.

Cobras venenosas

Um dos maiores medos da população mundial é encontrar cobras venenosas durante algum passeio, trilha ou até mesmo na própria casa. Saber reconhecê-las é um passo importante para manter-se seguro durante uma situação de perigo.

Cobra coral

A cobra coral é conhecida por ter hábitos diurnos, saindo de sua toca para alimentar-se de lagartos e outras serpentes, normalmente no verão. Seu veneno é poderoso, podendo levar à morte em poucas horas, já que atua diretamente no sistema nervoso central.

Cobra cascavel

A cobra cascavel é facilmente identificável, já que pode chegar a 1,5 metros de comprimento e apresenta um guizo em sua cauda, imitando o barulho de um chocalho quando se aproxima de alguém.

Assim como a coral, tem um veneno forte, sendo neurotóxico e miotóxico, atingindo regiões centrais do cérebro.

Cobra jararaca

A cobra jararaca pode ser encontrada em todo o litoral brasileiro, sendo responsável pela maioria dos acidentes no país. Medindo cerca de dois metros, seu veneno pode causar necrose no local, levando, muitas vezes, à amputação do membro ferido.

Curiosidades

Só no Brasil, é possível encontrar mais de 390 tipos de cobras, sendo que mais de 60 estão catalogadas como venenosas. Isso porque existe uma região perto de São Paulo conhecida como Ilha das Cobras, responsável por abrigar, naturalmente, 45 cobras por hectare.

Cobra mais venenosa do mundo

Vale frisar que a cobra mais venenosa do mundo não se encontra no território brasileiro, podendo ser vista somente na Austrália. Conhecida como taipan-do-interior, ela carrega um veneno intenso que pode matar mais de 100 pessoas em apenas uma picada.

Reconhecer os diferentes tipos de cobra é importante para a prova de Biologia e, de quebra, garantir segurança no dia a dia. Que tal continuar os seus estudos e aprofundar seus conhecimentos? Confira nossos materiais exclusivos!

s!