Coco, côco ou cocô: tem acento?

 

Côco tem acento ou não? E cocô? Ficou na dúvida? Não é para menos, porque a acentuação gráfica vai depender da forma como a palavra é pronunciada, ou seja, você precisa saber qual é a sílaba tônica. Acompanhe a leitura!

Diferença de coco, côco e cocô

Cocô” é uma palavra oxítona (a última sílaba é a que tem pronúncia mais forte) terminada em O, motivo pelo qual a palavra é acentuada. É o mesmo caso de “cipó”, “ofurô” e “forró”.

Já “coco“, sem acento gráfico, corresponde ao fruto e é uma paroxítona terminada em O. Ela é pronunciada da mesma forma que “mato” e “aluno”, com a penúltima sílaba tônica. Ficou mais claro?

Nesse caso, como a penúltima sílaba é a mais forte, não existe o acento em “côco”. Essa, portanto, está escrita de forma errada e não é uma palavra da língua portuguesa.

Significado de coco

Normalmente, o fruto de qualquer tipo de coqueiro é chamado de “coco”. Tem formato arredondado, por fora é bem duro e por dentro tem uma polpa suculenta e um líquido.

Em sentido conotativo, figurado, pelo seu feitio arredondado a palavra coco também se refere à cabeça.

Exemplos do uso de coco

Que o fruto do coqueiro é o coco, todo mundo já sabe. Gostoso para comer puro ou ser usado em doces, tortas, sorvetes, entre outros. Sem falar da refrescante água de coco e o versátil leite de coco.

Ex.: O melhor doce de leite com coco é feito em Minas Gerais.

Não confunda, por favor, com o excremento. Já pensou seria a frase? Seria horrível!

Conheça, agora, a página de matérias do Stoodi e veja tudo o que a plataforma tem a oferecer para ajudar nos seus estudos. Cadastre-se grátis: