Veja se constrói tem acento na nova ortografia

A escrita das palavras oxítonas gera muita dúvida nos estudantes porque podem ter acento ou não. Vamos entender se constrói tem acento nas novas regras ortográficas? Confira nossas dicas e faça bonito no vestibular!

 

Como se escreve constrói?

Como os ditongos abertos perderam o acento nas palavras paroxítonas (como é o caso da palavra tabloide), a confusão instalou-se. Mas estamos falando de uma oxítona. Então, constrói, na nova ortografia, continua com acento.

Por quê? A regra é bem simples. Segundo o Novo Acordo Ortográfico, todas as palavras terminadas em éu, éus, éi, éis, ói, óis são acentuadas.

Mas, cuidado! Lembre-se de que constrói é uma flexão do verbo construir. Então, a regra não pode ser utilizada igualmente para as demais variações. Por exemplo, “constroem” (3ª pessoa do plural) é uma palavra paroxítona com ditongo aberto, logo não é acentuada.

 

Significado de constrói

Constrói compõe a 3ª pessoa do singular na conjugação do verbo construir no tempo Presente.

Construir significa edificar, erguer, fabricar, implantar, conceber, elaborar. Pode se referir tanto à obra de um edifício ou uma estrada quanto a um projeto, uma ideia e até mesmo um relacionamento.

 

Exemplos do uso de constrói

O arquiteto constrói a ponte mais extensa do país (ergue, edifica).

O jovem constrói seu patrimônio a duras penas (reúne bens com muito esforço).

Nosso relacionamento constrói felicidade (proporciona, gera um sentimento).

É você quem constrói cada projeto, então a decisão é sua (elabora, planeja).

Ele é o engenheiro que constrói todos os prédios do governo (profissional que se responsabiliza pela construção dos edifícios).

Foi fácil entender que constrói tem acento? Sem dúvida! E já que você está “na pegada” da língua portuguesa, confira esta videoaula show do Stoodi sobre morfologia das palavras!

 

0 Shares:
Você pode gostar também
Onde ou aonde: qual devo usar?
Leia mais

Onde ou aonde: qual devo usar?

Conheças algumas dicas que vão acabar com suas dúvidas     As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes. Os termos onde e aonde são advérbios que indicam lugar, isso quer dizer que essas palavras atribuem uma característica diferente aos verbos que se referem aos locais....