Debaixo ou de baixo: é junto ou separado?

Como se escreve a palavra debaixo? Ou será de baixo? Veja agora como usar!

Debaixo ou de baixo: é junto ou separado?

Debaixo ou de baixo fazem referência a algo que se encontra em uma posição inferior a um determinado ponto. Até aí, tudo bem. Mas quando escrever junto ou separado? Tire suas dúvidas de uma vez por todas e saia por cima no vestibular!

Diferença entre debaixo e de baixo

Quando a expressão debaixo é escrita junto, trata-se de uma composição por justaposição, fruto de duas palavras (de + baixo). Grafada dessa maneira, assume a posição de advérbio de lugar.

Com isso, indica a posição de alguma coisa ou alguém que esteja localizado em uma posição verticalmente inferior a determinado ponto. Vale também para indicar um posto de inferioridade.

De baixo, por sua vez, escrito separado aponta que a palavra “baixo” é um adjetivo. Caracteriza a função de um substantivo que se relaciona com a palavra “cima”.

Uma dica para saber qual é a forma correta é substituir qualquer uma das expressões por “sob”. Se encaixar perfeitamente, você deve optar por “debaixo”, do contrário é “de baixo”.

Significado de debaixo

Este advérbio também é utilizado como sinônimo de embaixo, sob, abaixo de. Também pode ter a conotação de decadência, fraqueza, sujeição e ruína (estar por baixo).

Exemplos do uso de debaixo

  • Meu patrão deve tanto dinheiro aos funcionários, que é notável estar completamente debaixo.
  • O chinelo ficou debaixo da cama.
  • Todos os papéis ficaram debaixo daquela pasta.

Significado de baixo

Lembre-se de que neste caso baixo sempre tem uma função adjetiva. Como dissemos, esse termo é utilizado para fazer oposição à expressão “cima”. Por exemplo: andar de baixo/andar de cima. Veja os exemplos para ficar mais claro.

Exemplos do uso de de baixo

  • Todos os elevadores estão parados no andar de baixo.
  • Para entender o desenho, olhe de baixo para cima.
  • Encarou-me de baixo a cima como se eu fosse um delinquente.

Entendeu como escrever debaixo junto ou separado? Então, vem com a gente e comece a aprofundar seus conhecimentos para fazer bonito no vestibular. Escolha um de nossos planos e tenha acesso aos melhores conteúdos, com o acompanhamento de professores incríveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *