Descriminar ou discriminar: quando usar cada um?

 

Uma dúvida muito comum nas palavras em português é sobre o correto uso de “e” e “i” em algumas palavras que apresentam sonoridade parecida. Esse é o caso das palavras “descriminar” e “discriminar”.

Quer saber mais sobre elas, seus significados e quando usar cada uma? Então continue lendo o post!

Diferença entre “discriminar” e “descriminar”

“Discriminar” e “descriminar” são ambos verbos que existem na língua portuguesa e estão corretos. Entretanto, apresentam significados diferentes e precisam ser utilizados nas situações adequadas.

Significado de “descriminar”

O verbo “descriminar” diz respeito à retirada do crime, inocentando alguém ou alguma ação. É um sinônimo de absolver, inocentar, se referindo ao ato de descriminalização.

A palavra é formada pela junção de um prefixo (des) ao verbo (criminar). Esse prefixo é responsável pelo significado de separação, de sentido contrário. Ou seja, des + criminar é o contrário de imputar crime a algo ou alguém.

Exemplo do uso de “descriminar”

Alguns exemplos do uso do verbo descriminar e suas variações:

  • O congresso discute se deve ou não descriminar o uso e venda de drogas;
  • Nosso país se encontra atrasado ao não descriminar o aborto como o resto do mundo;
  • Você acha correta a descriminação de roubo feita pelo juiz?

Significado de “discriminar”

Já o verbo “discriminar” possui um sentido completamente diferente. Faz referência ao ato de diferenciar, distinguir, estabelecer diferenças. Além disso, há também o sentido mais amplo de segregação, marginalização, baseando-se na mesma ideia de diferenciação.

Outro sentido também muito conhecido é o que se refere ao ato de especificar, listando ou relacionando. É muito utilizado, na primeira ideia, para se referir a preconceitos e discriminações, sejam elas raciais, religiosas, de orientação sexual, entre outros.

Exemplo do uso de “discriminar”

  • Uma sociedade atrasada tende a discriminar a variedade de orientações sexuais;
  • Você precisa discriminar as compras que fez na nota fiscal;
  • Quando as pessoas discriminam grupos marginalizados, estão agindo com preconceito.

Agora que você já sabe como usar corretamente os verbos “discriminar” e “descriminar”, continue lendo outros artigos no Blog do Stoodi! Confira também nossa base de exercícios de gramática!