Algumas palavras na língua portuguesa, como os pronomes demonstrativos “desta” ou “dessa” causam muita confusão entre as pessoas. Nem todo mundo sabe quando utilizar uma forma ou a outra, ficando passível a erros. Apesar disso, ambas as grafias existem e estão corretas, sendo necessário entender apenas quando utilizá-las.

Quer saber o que cada uma significa e como devem ser usadas? Confira a seguir!

Diferença entre “dessa” e “desta”

As palavras “dessa” e “desta” são contrações da preposição “de” com pronomes demonstrativos “essa” ou “esta”. Os pronomes demonstrativos são responsáveis por situar algo ou alguém no tempo, espaço e no próprio discurso em relação aos sujeitos do discurso. Nesse caso, quem fala (esta) ou com quem se fala (essa).

Apesar de serem palavras parecidas entre si, “desta” e “dessa” devem ser utilizadas em situações diferentes, pois se distinguem com relação a uma questão de referência de tempo e espaço.

“Dessa”: significado

“Dessa” é utilizado quando demonstramos algo que seja relativo a alguém que se encontra longe da pessoa que fala. Também pode ser utilizado quando o termo a que se referir estiver em um tempo passado se relacionado à pessoa que fala. Nesse caso, quando o termo já tiver sido mencionado no discurso.

Exemplos do uso de “dessa”

  • Por favor, qual é o custo dessa cadeira?
  • Não se esqueça de colocar seus pertences dentro dessa mochila antes de ir embora!
  • Conversamos muito ontem, já estou cansado dessa discussão!

“Desta”: significado

Já o termo “desta” é utilizado quando demonstramos algo que seja relativo ou esteja próximo à pessoa que fala. Também pode ser utilizado quando nos referimos a algo que esteja no tempo presente em relação ao que fala, para referir o que será mencionado no discurso.

Exemplos do uso de “desta”

  • Você quer saber o custo desta cadeira?
  • Faça-me um favor e traga meus pertences para que eu coloque tudo dentro desta mochila que está comigo,
  • Conversamos muito ontem, mas precisamos retomar as rédeas desta discussão!

Agora que você já sabe utilizar corretamente os termos “desta” e “dessa”, que tal conferir nossas videoaulas de gramática sobre pronomes? Aproveite também para ler mais artigos como esse no Blog do Stoodi!

0 Shares:
Você pode gostar também
Onde ou aonde: qual devo usar?
Leia mais

Onde ou aonde: qual devo usar?

Conheças algumas dicas que vão acabar com suas dúvidas     As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em momentos diferentes. Os termos onde e aonde são advérbios que indicam lugar, isso quer dizer que essas palavras atribuem uma característica diferente aos verbos que se referem aos locais....