Duvida ou dúvida: Tem acento?

 

Você duvida que a palavra dúvida tem acento? Qual das formas é a correta? Depende! Continue a leitura e saiba diferenciar essas palavras e quando usar o acento.

Como se escreve: duvida ou dúvida?

A forma verbal “duvida” é uma paroxítona (a sílaba que se pronuncia com mais força é a penúltima: -vi-) terminada em A e não deve receber acento. Apenas as palavras oxítonas terminadas em A, O e E, seguidas ou não de S, têm acento. É o caso de “sofá”, “crachá”, “café” e “cipó”.

Já o substantivo “dúvida” é uma proparoxítona e dessa regra ninguém tem dúvida: toda palavra proparoxítona é acentuada! Por exemplo: “ônibus”, “pássaro” e “proparoxítona”.

Significado de dúvida

Está com dificuldade de acreditar? Algum receio de que seja verdade? Suspeita ou objeção? Pois é, você está com dúvida! Na verdade, é um estado de hesitação, de ausência de certeza, quando não se tem a plena convicção de que está optando pelo certo.

Mas não se preocupe, a dúvida faz parte do temperamento humano. Só não pode exagerar, que aí passa a ser indecisão e pode prejudicar muito a vida da pessoa, certo?

Exemplos do uso de dúvida

Isto ou aquilo? Oito ou oitenta? Viver mil anos a 10 ou dez anos a 1000? “Ser ou não ser”: eis a dúvida (ou a questão, como preferiria Hamlet, personagem de Shakespeare). Veja os exemplos!

A única certeza que temos é a de que nunca ficaremos livres das dúvidas!

Sem dúvida, este é o melhor acordo de todos os tempos!

Agora que você já sabe acentuar corretamente e não tem mais dúvidas sobre esse assunto, acesse a videoaula sobre morfologia do Stoodi e saiba tudo sobre as classes gramaticais para ficar fera em gramática.