Economia ou econômia: tem acento?

 

Algumas confusões sobre a grafia surgem quando palavras pertencentes a uma mesma família sofrem variação no uso do acento. Estamos falando de vocabulário próximo, como economia e econômico ou substância e substantivo, por exemplo.

Às vezes, temos dúvida. É normal, diante de tantas regrinhas de acentuação. Mas, se você as aprender (e não apenas decorá-las), fica muito mais fácil de acertar. Então, economia tem acento? Não e vamos saber o motivo!

Sinônimo de economia

A palavra economia, um substantivo, tanto pode se referir a controle de gastos quanto a uma organização mais geral de elementos como um todo. No primeiro caso, é sinônima de contenção, poupança ou racionamento. No segundo, pode ser usada no sentido de estrutura, organização ou constituição.

A confusão em relação ao uso ou não do acento — economia ou econômia — é causada por causa do adjetivo derivado: econômico. Então, a palavra se torna proparoxítona e, como você bem sabe, todas as palavras que têm a antepenúltima sílaba tônica são acentuadas.

Economia: significado

De origem grega (oikonomía, -atos), a palavra tinha a ver com gestão da casa. O significado de economia foi sendo ampliado e, hoje, pode ser definido, de acordo com o Dicionário Priberam, como:

  1. Regra e moderação nos gastos.
  2. Habilidade em administrar os bens ou rendimentos.
  3. Conjunto de leis que presidem à produção e distribuição das riquezas.
  4. Proveito que resulta de gastar pouco.
  5. Harmonia entre as diferentes partes de um corpo organizado e seu funcionamento geral.
  6. Leis que regulam esse funcionamento.

Exemplos do uso de economia

  • A economia dos países do Mercosul tem sido afetada pelos últimos acontecimentos.
  • Pedro precisa fazer economia se quiser viajar no próximo ano.
  • Formado em Economia, Charles conseguiu um ótimo estágio no Banco.
  • A economia é bastante útil como forma de emprego para os economistas. (John Galbraith).

Então, já sabe que econômia não existe, não é mesmo? Que tal se aprofundar no conhecimento das regras de ortografia e gramática? Acompanhe as aulas do Stoodi e, depois, é só testar seus conhecimentos no banco de exercícios! Sucesso!