Em baixo ou embaixo: é junto ou separado?

 

As duas formas são corretas e aceitas na nossa língua, mas é preciso saber quando empregá-las, pois apresentam sentidos diferentes. Então, esclareça essa dúvida de uma vez por todas com a nossa explicação sobre “embaixo”, escrito junto, e “em baixo”, escrito separado!

Como se escreve: embaixo ou em baixo?

Outros termos que causam bastante confusão na hora que precisamos escrevê-los são: “embaixo”, escrito junto, e “em baixo”, escrito separado. Apesar de terem o mesmo som, as grafias são diferentes e elas são empregadas em situações distintas, isto é, ela vai estar correta de acordo com cada caso.

Significado de embaixo

A palavra “embaixo” pertence à classe gramatical dos advérbios de lugar e exprime a ideia de uma coisa que está em posição inferior a outra. Quando ela vem seguida de uma preposição, forma-se uma locução adverbial, como no exemplo: embaixo da cama.

Uma curiosidade sobre a palavra “embaixo” é que o seu contrário é “em cima”, escrito separado; fato esse que também contribui para confundir a cabeça das pessoas.

Significado de em baixo

Quando escrito de forma separada, o termo “em baixo” ganha o papel de adjetivo. Assim, sua função será de qualificar o substantivo na sentença.

Exemplos de em baixo

  • Falem com a voz em baixo tom, pois o bebê está dormindo.
  • A briga entre eles foi em baixo calão.
  • Naquele trecho, é recomendado dirigir em baixa velocidade.

Exemplos do uso de embaixo

  • A vassoura está embaixo da escada.
  • O sapato ficou embaixo da mesa.
  • Elas se esconderam embaixo da mesa para ouvir a conversa.
  • Vou deixar as chaves embaixo do tapete.

O que achou das dicas? Quer ter acesso a outros conteúdos úteis como esse? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite os exercícios e videoaulas que temos a oferecer!