Emendar ou imendar: como se escreve?

 

Na língua portuguesa, a posição das vogais nas palavras pode alterar seu som na pronúncia. É o caso do “O” que vira “U” e do “E” que vira “I”. Isso gera uma baita confusão na hora de escrever, visto que cada região do país tem seu sotaque. Para exemplificar, vejamos se o correto é escrever emendar ou imendar e por quê!

Significado de emendar

Antes de falar sobre o significado desse vocábulo, é bom esclarecer: emendar só tem uma forma de se escrever: com “E” no início. Se você colocar a vogal “I” está errado. A justificativa é simples: emendar vem do latim emendare, cuja escrita é com o “E” inicial. Portanto, o verbo no infinitivo e em todas as respectivas variações deve ser escrito dessa forma.

Em muitos casos, quando usamos a palavra emendar nos referimos a corrigir um erro, melhorar, alterar ou modificar algo já pronto. Além disso, emendar também significa conectar partes para formar um todo (seja um objeto ou uma experiência).

No futebol, significa chutar a bola com ela em movimento.

Exemplos do uso de emendar

  • Vejamos agora alguns exemplos do uso de emendar, de acordo com os diferentes significados.
  • O revisor emendou as provas do livro. (fez as correções no texto para melhorar a escrita)
  • Todos os funcionários vão emendar o feriado. (estender o período de folga para ter maior tempo de descanso/lazer)
  • A costureira emendou dois pedaços de tecido para fazer uma colcha. (uniu duas partes para fazer um tecido maior)
  • Os parlamentares discutem emendar o Código Penal. (modificar, transformar as leis em vigor no Código Penal)

Depois dessa explicação, tenho certeza de que as dúvidas sobre emendar ou imendar acabaram! Mas como escrever é uma arte, você precisa de técnicas bem aprimoradas. Então, venha agora praticar redação com a gente e tenha seus textos corrigidos por nossa equipe!