Empecilho ou impecilho: como se escreve?

 

Apesar de algumas palavras terem uma sonoridade parecida, se escritas com alguma letra diferente, é muito comum que as pessoas acabem errando a grafia. A troca de E por I, por exemplo, ocorre com frequência.

Isso acontece em vários casos, como em empecilho ou impecilho. Você sabe qual é o jeito certo de escrever essa palavra? Continue lendo este post para descobrir!

Diferença entre empecilho ou impecilho

A diferença entre empecilho e impecilho é simples: apenas empecilho está correto! Ou seja, na hora de escrever essa palavra, você deve grafá-la com E no começo. Boa parte da confusão acontece porque, na linguagem coloquial, acabamos misturando a sonoridade de E e I para algumas palavras, como em empecilho. O resultado é que, na hora de escrevê-las, é muito comum confundir com a forma como falamos no nosso dia a dia.

Significado de empecilho

Empecilho é um substantivo masculino que faz referência a um obstáculo ou impedimento. Pode se referir a alguma coisa ou alguém que dificulta determinada tarefa ou ação.

O termo é formado por uma derivação sufixal, onde acrescentamos um sufixo a uma palavra que já existe, alterando assim o seu sentido final. Dessa forma, empecilho é um vocábulo formado pelo substantivo empeço acrescentado do sufixo –ilho. Como empeço é grafado com –em no início, empecilho também deve seguir a mesma regra.

Exemplos de empecilho

Abaixo, alguns exemplos do emprego do termo empecilho:

  • Você é um grande empecilho na minha vida profissional!
  • Muitas vezes, nós mesmos criamos empecilhos para o nosso sucesso.
  • Não aceito a criação de nenhum empecilho para a finalização do meu projeto.

Sinônimos de empecilho

O próprio significado de empecilho já ajuda a entender seus sinônimos, que podem ser: estorvo, impedimento, obstáculo, dificuldade, atravanco, entre outros.

Agora que você já aprendeu o significado dessa palavra, que tal conferir o nosso plano de estudos? Com ele você evita empecilhos na sua jornada de estudos e aumenta suas chances de se dar bem no Enem!