Enfim ou em fim: junto ou separado?

Não sabe qual expressão utilizar no seu texto? Nesse artigo explicamos como se deve usar as expressões em fim e enfim corretamente no seu texto!

Enfim ou em fim: junto ou separado?

Veja como se escreve “enfim” com o Stoodi!

Enfim ou em fim? Essa é uma dúvida muito comum entre os brasileiros, mas as duas expressões estão corretas. Seus significados, entretanto, são muito diferentes entre si e elas devem ser utilizadas em situações distintas. Descubra o porquê!

 

Em fim: significado

A expressão em fim, escrita de maneira separada, é utilizado com o significado de finalização de algo. Pode ser substituída por no final de ou no fim de. Ela indica o fim próximo de alguma coisa ou o término de algo.

Em fim é uma locução adverbial de tempo, desempenhando o papel de um advérbio na frase. Sua formação se dá pela soma de uma preposição (em) com um substantivo (fim).

Exemplo do uso de em fim

  • Ricardo trabalhou na mesma empresa por 30 anos e hoje está em fim de carreira;
  • Joana se encontra no hospital em fim de vida;
  • Em fim de ano, todo mundo faz promessas;

 

Enfim: significado

Já a palavra enfim, grafada junto, é um sinônimo de finalmente, por fim, afinal, entre outros. É um advérbio de tempo, muito utilizado para introduzir conclusões e fechamentos de um raciocínio, por exemplo. Pode ser substituído, também, por em conclusão, em suma etc.

Exemplo do uso de enfim

  • Após tantos compromissos, estamos enfim a sós! (finalmente)
  • Poderei, enfim, sair merecidamente de férias! (por fim)
  • Depois de tantas dificuldades, enfim conseguimos dinheiro para comprar nossa casa! (finalmente)
  • Enfim, podemos remarcar nossa reunião para a próxima semana? (em conclusão)

A dica para acertar sempre é utilizar um processo de substituição: pense sempre nas possibilidades finalmente e no final. Se sua frase se encaixar melhor com a primeira, é possível que você pretenda usar enfim. Já se o encaixe for melhor com a segunda, a expressão buscada corretamente deve ser em fim.

Quer saber mais sobre essas regras de gramática? Então assista as videoaulas completas da plataforma do Stoodi!

1 comment
  1. My partner and I absolutely love your blog and find almost all of your post’s to be exactly I’m looking for. Would you offer guest writers to write content for you personally? I wouldn’t mind writing a post or elaborating on a lot of the subjects you write in relation to here. Again, awesome blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *