Estender ou extender: é com X ou S?

 

Qual é a forma correta de se escrever? Estender ou extender? Será que o certo é com X ou com S? Essa e muitas outras palavras em português causam dúvida porque o som do S pode ser grafado, além da letra X, com SS, C e Ç.

Quer entender como isso ocorre e saber de uma vez por todas se escrevemos extender ou estender? Acompanhe a leitura deste minipost!

Como se escreve: estender ou extender?

Sem estender muito, vamos direto à resposta: é isso mesmo! A grafia correta é com S! Portanto a forma extender não existe em Língua Portuguesa. A dúvida não deve persistir em extendido ou estendido: as palavras derivadas acompanham a regra e são escritas também com S.

Mas tenha atenção com extensão! Essa é com X! Situação semelhante acontece com excesso e exceção. Vamos explicar o porquê logo abaixo.

Estender: significado

O verbo estender tem a ver com ampliar, alongar o espaço ou o tempo de uma determinada ação. A origem da palavra é latina, ex + tendere. Veja que o prefixo latino é grafado com X (ex-), mas a palavra atual é registrada com S. Isso ocorre porque, antigamente, não havia preocupação com uniformizar a ortografia.

Assim, havia formas flutuantes da mesma palavra, até que uma das formas prevalecia sobre as demais. As escolhidas foram estender e extensão, que ficam, então, integradas ao léxico da língua.

Exemplos do uso de estender

É possível estender o prazo para a realização da tarefa?

Joana já estendeu todas as roupas no varal?

Não se estenda em detalhes!

O programa de bolsas será estendido a todo o país.

Estender: sinônimos

Agora que você já sabe o que é estender, veja alguns sinônimos:

  • desenrolar;
  • desdobrar;
  • desenvolver;
  • difundir.

Gostou de saber como se escreve estender? Quer tirar mais dúvidas como essa? Basta acessar o Blog do Stoodi. Lá você encontra também videoaulas e exercícios!