Família ou familia: tem acento?

Saiba por que a palavra família recebe acento e não erre mais a grafia dessa e de outras paroxítonas. O Stoodi explica tudo para você.

Família ou familia: tem acento?

Descubra as regras da acentuação da Língua Portuguesa com o Stoodi!

A palavra família não sofreu alterações com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Mesmo assim, vale a pena entender a regrinha de acentuação das paroxítonas terminadas em ditongo. Ela vale ouro!

Como se escreve: família ou familia?

Como citado, as paroxítonas terminadas em ditongo, isto é, o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba (como IA, no fim de “família”), são acentuadas. Por isso, “família” recebe acento, do mesmo modo que “história”, “série”, “glória”.

Compare com “melancia”, por exemplo. A sílaba tônica é diferente, não é? Nesse caso, temos um hiato: duas vogais que ficam em sílabas diferentes.

Significado de família

Família, em sentido geral, é o conjunto de todos os parentes de uma pessoa. Aqueles que têm um ancestral comum pertencem à mesma família. Em outro sentido, o termo se refere a duas pessoas que ligam suas vidas e passam a viver juntas.

Na biologia, família é um termo que ajuda na classificação dos seres vivos e denomina um grupos de animais ou vegetais com características em comum, como os felídeos.

Exemplos do uso de família

“Família, família,

papai, mamãe, titia,

família, família,

janta junto todo dia,

nunca perde essa mania”.

Assim os Titãs, banda de rock brasileira que faz sucesso desde os anos 80, define esse agrupamento de pessoas, que vivem em atrito, mas se amam.

No Brasil, há a família tradicional, com pai, mãe e filhos. Hoje, porém, muito tem se discutido sobre a constituição legal da família, que pode ser composta por casais homoafetivos, por avós e netos e inúmeras outras configurações.

Por isso, pode-se afirmar que a família brasileira tem a cara do Brasil: é heterogênea.

Agora que você já sabe como acentuar corretamente essa palavra, acesse a lista de exercícios do Stoodi e veja como você pode testar seus conhecimentos sobre família em Sociologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *