Fórmula da densidade: definição e exemplos

 

Você sabe o que é densidade? Um assunto muito recorrente nas questões de Química e Física, a densidade é uma medida que determina a quantidade de matéria que existe em uma unidade de volume de uma substância.

Para ajudá-lo a aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, desenvolvemos este minipost com as principais informações. Boa leitura!

Qual a fórmula da densidade?

A densidade, como comentamos, calcula o quanto de matéria existe no volume de uma determinada substância na ação da temperatura e pressão. Assim, ela é sempre calculada por meio da divisão entre a massa e o volume do material.

Isso quer dizer que a fórmula da densidade é representada por d = m/v, sendo “m” a massa e “v” o volume da substância.

Unidade de medida da fórmula

Quando falamos em cálculos químicos e físicos, nunca podemos esquecer da unidade de medida. Afinal, é ela que identifica o que aquele cálculo representa. Padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades, o resultado da densidade será quilograma por metro cúbico, ou seja, kg/m3, podendo ser reduzida para gramas por centímetro cúbico ou gramas por litro, em casos de substâncias gasosas.

Para que utilizar a densidade

A densidade, como falamos acima, tem como objetivo estabelecer o quanto de matéria existe em um determinado volume. Isso quer dizer que, por meio dela, podemos compreender os motivos de um barco boiar na água, da incapacidade de um líquido se misturar com outro, além de verificar se aconteceu alguma modificação em produtos que são comercializados, como leite e etanol.

Exemplos da fórmula da densidade

Uma das melhores formas de compreender um conceito é utilizando exemplos, não é mesmo? Então, vamos lá!

Considerando que temos uma solução de 30 gramas de sal em 30 gramas de água, e que seu volume é 300 ml, qual será sua densidade? Para obter a resposta, precisamos somar a massa do soluto com a do solvente para encontrar a da solução. Nesse caso, a resposta seria 330 g.

Em seguida, utilizando a fórmula da densidade, basta dividir esse valor pelo volume dado — 300 ml — e teremos uma densidade de 1,1 g/ml.

Compreender o que é densidade e qual a sua aplicabilidade é fundamental para gabaritar aquela questão difícil do vestibular. Lembre-se de revisar sempre seus conteúdos para ter resultados cada vez melhores.

Então, aproveite para assinar o Plano de Estudos do Stoodi e se prepare para a aprovação!