Gambá: entenda mais sobre esse animal!

 

Você já se questionou sobre o reino animal? Muitas vezes as perguntas de biologia e atualidades nos vestibulares são relacionadas a esse conhecimento, destacando suas características e principais espécies brasileiras. Pensando nisso, desenvolvemos este pequeno guia sobre o gambá e suas especificidades. Confira!

Características do Gambá

Distinguido pelo seu odor inconfundível, o gambá é um animal mamífero e marsupial, que habita toda a região das Américas, estando mais presente entre o sul dos Estados Unidos até o final América do Sul.

Ainda, ele pertence ao gênero Didelphis, sendo onívoro, isto é, alimentando-se de todas as classes alimentícias e, por isso, apresentando um sistema metabólico eficiente.

Onde vivem os gambás?

Atualmente encontramos diversas notícias de gambás invadindo casas, estradas e estabelecimentos, não é mesmo? Mas, afinal, onde vivem os gambás? Via de regra, as espécies não convivem em grupos, encontrando seus ninhos individualmente durante a noite.

No entanto, na época de reprodução, é comum encontrar casais de gambás que formam seus ninhos utilizando folhas e galhos secos, normalmente nos buracos das árvores ou em cantos úmidos, seguros e escuros, para favorecer a reprodução.

Tipos de gambá

Você sabia que existem diversas espécies de gambá? A seguir, você pode conferir as principais que estão presentes no território brasileiro!

Gambá-de-orelha-preta

O gambá-de-orelha-preta é um dos mais comuns no Brasil, estando presente, também, em países como Argentina e Paraguai. O seu nome foi criado em função de uma característica física muito evidente: as orelhas pretas.

Gambá brasileiro

O gambá brasileiro, também conhecido como gambá-da-orelha-branca, é mais comum do que o anterior, sobretudo no Brasil. Ele pode ser encontrado na Amazônia, Caatinga e Cerrado brasileiro, Pantanal, campos e até nas grandes cidades, escondido entre as árvores.

Gambá do mato

Por fim, o gambá-comum, popularmente chamado de gambá do mato, foi o primeiro marsupial reconhecido na Europa. Hoje, ele se encontra nos mais variados continentes, marcando sua presença nos Estados Unidos e Europa.

Você percebe como o reino animal apresenta diversas variedades? O gambá é uma das principais espécies marsupiais que ainda apresenta baixo risco de extinção. Por isso, é importante manter-se atento às notícias para mandar bem no vestibular.

E então, o que achou do nosso artigo? Aproveite para continuar os seus estudos e aprofundar-se no conteúdo do reino animal realizando exercícios práticos e funcionais!