Gorila: características, fotos e mais!

 

Um dos animais mais parecidos com os humanos é o gorila. Compartilhando cerca de 98% do mesmo DNA, informações sobre esse mamífero podem ser cobradas nos vestibulares e, por isso, é preciso estar atento às suas características, comportamentos e espécies.

A seguir, você pode conferir todas essas informações. Boa leitura!

Características dos gorilas

Os gorilas estão entre os mamíferos mais altos no reino animal. Chegando até dois metros de altura quando adultos e pesando entre 140 e 230 quilos, eles compõem o grupo dos maiores primatas vivos.

Ainda, podem se locomover em quatro patas, sendo que as anteriores são mais longas do que as posteriores para permitir maior mobilidade e facilitar a escalada em árvores.

Comportamento dos gorilas

Quando não estão em cativeiro, os gorilas vivem em florestas tropicais, evitando grandes altitudes. Hoje em dia, seu habitat abrange uma pequena área da África, vivendo em comunidade.

Tipos de gorila

Assim como todos os reinos, existem diversas espécies de gorilas espalhadas pelas florestas tropicais da África. Abaixo, separamos as principais informações que podem cair no vestibular sobre os diferentes tipos de gorila.

Gorila-do-oriente

O gorila-do-oriente é o maior primata que existe, já que apresenta uma longa cabeça, além de peitos largos e braços compridos, com menos pelos no corpo. Ainda, seu nariz é achatado para facilitar a respiração.

Gorila branco

No início dos anos 2000, uma espécie foi muito comentada em função da sua característica marcante: os pelos brancos. Conhecido como Floco de Neve, o único gorila branco do mundo faleceu em 2003 após lutar contra o câncer. A espécie marcou a história da ciência biológica e rende estudos até hoje.

Conhecer as características e semelhanças dos gorilas é fundamental para aprimorar os estudos para o vestibular. Por isso, não tenha medo de estudar e conhecer mais sobre a biologia desse reino.

Para aprofundar os seus estudos sobre o tema, confira alguns materiais práticos da Stoodi! Aproveite e cadastre-se para ter acesso a todas nossas vídeo aulas.